Escola dos Saberes de volta do recesso e idosos cheios de planos
17/02/2020 19:07 - Atualizado em 26/02/2020 14:21
Aulas recomeçam na Escola de Saberes
Aulas recomeçam na Escola de Saberes / Supcom Campos
Todos os alunos presentes no primeiro dia de aula da Escola dos Saberes, após o recesso de fim de ano. Os alunos do projeto desenvolvido pelas secretarias do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa) e Educação, Cultura e Esporte (Smece) são idosos das Casas de Convivência do Parque Tamandaré, Dores de Macabu, Conselheiro Josino, Travessão e Centro Dia do Idoso (em Guarus). Em julho deste ano, eles vão receber o certificado de conclusão de Ensino Fundamental I.
José Barreto, de 66 anos, diz que a Escola dos Saberes lhe proporcionou independência. "Componho várias músicas e, para transcrever para o papel, dependia da disposição do meu neto. Aqui, tive a oportunidade de aprender a ler e escrever e, agora, eu mesmo escrevo minhas músicas”.
Para Manoel Pereira de Barros e Maria Andrade Soares, 82 e 74 anos, a vida também mudou completamente. Manoel, que está à frente de um grupo na igreja onde congrega, contou que sentia  vergonha quando tinha de admitir que não sabia ler.
— Hoje a Bíblia deixou de ser um enfeite na estante. Vai comigo para todos os encontros religiosos e, quando solicitam, me disponho a ler a Escritura Sagrada — declarou o senhor.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Campos, 12 mil idosos não sabem, sequer, assinar o próprio nome. Na Escola dos Saberes, além de receber o conteúdo regular do Ensino Fundamental – do 1º ao 5º ano — eles têm aulas de economia doméstica, inclusão digital, história das próprias raízes. As aulas acontecem de segunda à sexta, das 8h às 11h, na Casa do Tamandaré e de 14h às 17h, nas demais casas.
— A Escola dos Saberes é um projeto revolucionário do ponto de vista, inclusive, pedagógico. O ensino transversal, por exemplo, é uma troca positiva de aprendizado onde os idosos trazem consigo as culturas populares. Esse ano vamos dar ênfase às hortas fitoterápicas. É o começo de uma nova geração de idosos ativos, saudáveis, empoderados; impulsionados pela gestão do prefeito Rafael Diniz que valoriza no potencial da população da terceira idade — ressaltou a secretária do Envelhecimento, Heloísa Landim.
Informações e foto: Supcom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS