Médicos decretam greve a partir da próxima quarta
01/08/2019 23:21 - Atualizado em 05/08/2019 13:30
Rodrigo Silveira
Médicos de Campos decretaram greve, a partir da próxima quarta-feira (07), nas unidades municipais de Saúde. A decisão foi tomada após assembleia, na noite desta quinta-feira (01), no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC). Além dos médicos, participaram enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos. O motivo da greve é o desacordo com as regras do ponto biométrico e o corte da gratificação, além da precariedade nas condições de trabalho, segundo eles. 
De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de Campos, José Roberto Crespo, os serviços ambulatoriais vão ser paralisados nas unidades básicas, assim que cumprido o prazo legal de 72 horas para notificação às autoridades. Haverá triagem para o atendimento dos serviços de urgência e emergência.
José Roberto explicou que, de acordo com o modelo atual de biometria, todos os médicos devem bater o ponto biométrico a cada seis horas trabalhadas. Em reunião com o secretário de Saúde do município, Abdu Neme, teria ficado definido que os médicos com plantão de 12 horas bateriam o ponto na entrada e na saída e os médicos com plantão de 24 horas, na entrada, após a 12ª hora e na saída. Tal decisão, embora ainda não satisfaça completamente a categoria, não foi oficializada.
— Virou uma perseguição, uma coisa descabida. Um gestor público fazer esse tipo de proposta de ponto de seis em seis horas ou de ponto interjornada. Se entra às 07h, sai às 07h, bate entrada e saída e se o cara faltou ou fugiu do plantão, o chefe de equipe ou diretor vai notificar — explicou o médico que disse, ainda, que nos ambulatórios a reivindicação é que o trabalho seja feito por consulta marcada, liberando o médico após os atendimentos previstos.
Ainda de acordo com José Roberto, durante a reunião, o secretário de Saúde teria ficado sabendo do corte da gratificação dos médicos e, depois, através de mensagens de aplicativo que seriam do prefeito, que o pagamento seria feito no dia 10 de agosto. No entanto, a informação não foi oficializada. Ele disse, ainda, que o secretário marcaria uma reunião dos representantes da categoria com o prefeito, mas não houve retorno.
— Não tem nada resolvido. Surgiu um boato que pagariam dia 10, mas da mesma forma que veio a informação e falei para que fosse publicada no site da Prefeitura, que é oficial — pontuou.
Em nota, a Prefeitura de Campos disse que “devido à queda na arrecadação dos royalties, será adiado o pagamento da gratificação e substituição dos cargos de nível superior da área de Saúde. A decisão foi necessária porque a entrada de recursos nos últimos dias do mês ficou abaixo da esperada. É importante destacar que estes profissionais receberão seus salários normalmente nesta quarta-feira, assim como a insalubridade e demais direitos. Segundo o secretário de Gestão Pública, André Oliveira, tão logo a situação financeira se normalize o pagamento dos dois benefícios será regularizado”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS