Combata o Alzheimer e Parkinson
30/08/2019 08:53 - Atualizado em 30/08/2019 09:15
O Mal de Alzheimer é uma doença onde ocorre deposição das chamadas placas beta amilóides nos neurônios e redução em um neurotransmissor, a acetil colina.
Em suma as transmissão nos nervos associados ao controle dos movimentos, memória, etc, fica prejudicada.   
Já no Mal de Parkinson os neurônios que liberam outro neurotransmissor (dopamina) são degradados. Essa alteração pode provocar tremores involuntários, dificuldades na fala e marcha.
Nesse contexto de doenças associadas ao envelhecimento, eis uma boa notícia:
_pesquisadores publicaram no  Pharmacology and Therapeutics um extenso estudo de revisão, onde sugerem que o consumo de gengibre pode reduzir ou mesmo prevenir o surgimento desses males. 
Até mesmo a redução nos efeitos de AVC obstrutivo (vulgo derrame) tem sido atribuída ao gengibre.
Os benefícios dessa raiz são obtidos com o seu uso em chás ou como tempero. O seu consumo após aquecimento brando parece mais eficaz do que o uso cru (in natura). 
Em pessoas saudáveis há dados que indicam melhora na memória e capacidade de aprendizado.
Mas fica a nossa observação: o gengibre reduz a tendência de coagulação sanguínea, de forma que seu uso regular pode potencializar medicamentos anticoagulantes.
O uso de gengibre e outros anticoagulantes como a aspirina (ácido acetil salicílico) pode levar a hemorragias. Portanto, caso vá fazer alguma cirurgia, suspenda o uso uma semana antes.
Pessoas com gastrite costumam utilizar pelo efeito anti-inflamatório do gengibre, que reduz as dores e queimações, mas se houver úlceras estomacais o risco de sangramentos aumenta consideravelmente.
Indivíduos com suspeita de doenças que afetam as plaquetas, como a dengue não devem fazer uso dessa raiz (bem como de AAS), sob o óbvio risco de sangramentos.
  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]