Semana do Produtor em sua reta final
Paulo Renato do Porto 24/07/2019 20:55 - Atualizado em 05/08/2019 14:12
Desde a prática do manejo de rebanhos bovino ou ovino à produção de geléias ou iogurtes, passando pela discussão da questão dos agrotóxicos e do combate às pragas. Essas e tantas outras dezenas de atividades têm marcado a realização da 14ª Semana do Produtor Rural, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), que começou na última terça-feira e se estende até esta sexta-feira.
No total são 85 cursos de aperfeiçoamento, atualização e treinamento profissional para produtores rurais no CCTA. A programação desta quinta inclui os cursos de “Alimentação saudável e sem desperdício”, às 8/10h e 10/12h; “Boas práticas de higiene e manipulação de alimentos”, às 8/10h; “Boas práticas de manipulações de frutas e verduras para preservar suas qualidades de aroma e sabor”, às 14/18h; “Cria e recria de galinhas para produção de ovo caipira”, às 8/18h; “Cultivo comercial de plantas in vitro”, 8/12h, Biofábricas; “Cultivo de bananeiras”, 8/12h; “Espécies de arbóreas no campus da Uenf: enfoque em usos não madeireiros”, 8/12h (AudiCCTAp4)- 14/18h (Bosque Campus Uenf).
A professora do curso de medicina veterinária e coordenadora de extensão do CCTA, Rosemary Bastos, destacou que a finalidade é potencializar a capacidade dos produtores em desenvolver boas práticas em sua atividade, além de gerar produtos de maior valor agregado.
— Há muitos produtores que participam do evento conosco há mais de 10 anos. No ano passado, o curso de produção de queijo já gerou efeitos práticos. Um dos seus participantes montou seu próprio negócio. E os não produtores também participam das aulas, já que temos cursos para produção de doces caseiros, iogurtes e doces, entre outros itens de gastronomia — disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS