O dia em que conversei com o criador
21/06/2019 20:27 - Atualizado em 21/06/2019 20:28
BNB Perfil Exclusivo
Brumadinho-MG, 21 de junho de 2019
NinoBellieny
O homem à minha frente, sentado exatamente no único clarão de sol dentre as imensas árvores, é um criador.
A aparência ajuda. Barba e cabelos brancos semi longos, assemelha-se à clássica imagem de Deus pintada por Michelângelo na Capela Sistina.
A voz é firme, de tenor, pausada e os olhos viajantes por 120 países a ver de tudo sem cansar-se. Escolheu a beleza do todo, fosse escultura, tela, música, pessoas, plantas, animais e lugares.
Agora está no centro de um raio de sol e fala sobre o Brasil, política, acontecimentos, cidades, é uma enciclopédia humana, emana sabedoria e não tem uma sombra sequer de soberba ou arrogância. Ele é simples, e as mãos desenham no ar enquanto falam junto das palavras.
Um passarinho pousa na mesa próxima. O café está cheio de gente, a algaravia não atrapalha a fala do homem que já viu tudo e mais quer ver, não se cansou das paisagens, do mundo girando em volta.
Nascido em família de classe média, saiu da média e foi ao máximo. Gerou e gera empregos, divisas para o país, beleza para milhões de olhos, aquela tornada sua principal missão.
Estamos dentro de uma área de 140 hectares, onde árvores da Mata Atlântica convivem com espécies do mundo inteiro acalmando espíritos sedentos em busca das 23 galerias de arte, espalhadas no antes deserto como costumam ser as fazendas de gado.
Ao falar disto, a satisfação de quem recriou o Paraíso é clara.
O vento passeia em volta ciciando 'Inhotim, Inhotim" nas folhas das palmeiras furando o céu, dizendo aos anjos que, ainda, há esperança de uma nova terra.
A esposa do criador, na mesa ao lado, o olha com olhos de nuvens protetoras.
A manhã vai trocar de turno com a tarde, e eu preciso percorrer de novo os caminhos sem fim do lugar.
Bernardo Paz não tem pressa, nem mesmo quando o chamam. Ele tem foco e diplomacia para continuar o papo e quem vai sair sou eu.
Antes tiramos fotos e neste instante, um filamento da folha de uma pequena palmeira toca o ombro esquerdo dele. Estava explicada a conexão.
Foto: NB
Foto: NB
Palmeira em Inhotim
Palmeira em Inhotim
Arystela e Bernardo
Arystela e Bernardo
Foto: Arystela Rosa Paz
Foto: Arystela Rosa Paz
Agradecimentos:
Izabela Ventura-Assessora de Imprensa do Instituto Inhotim
Cristiano Maciel-Gerente de Operações Inhotim
Mônica Fátima-Guia Turística
Saiba mais sobre Inhotim AQUI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]