Estradas melhores para a agricultura
19/06/2019 17:14 - Atualizado em 26/06/2019 14:10
O produtor rural da região terá agora melhores condições para o escoamento da produção com a chegada da patrulha mecanizada que vai realizar serviços através de uma parceria do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) com a Secretaria Estadual de Agricultura e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater). O Cideenf recebeu ontem oito de um total de 20 máquinas do programa Estrada da Produção, que vão, em um primeiro momento, passar por manutenção preventiva em Campos. O termo de cooperação foi assinado pelo presidente do Cideenf, o prefeito Rafael Diniz, e pelo Estado no final de abril.
Segundo o secretário-executivo do Cideenf e presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Vinícius Viana, a câmara técnica de agricultura do consórcio, composta pelos secretários do setor dos municípios que integram o órgão (Campos, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Quissamã e São Fidélis) vai decidir quando começará o trabalho nas outras estradas da região.
— O consórcio busca sempre incentivar as políticas públicas para beneficiar os agricultores. Fomos bem recebidos pelo governo do estado e, juntos, agilizamos o processo — conta Vinícius Viana.
A atuação conjunta tem como objetivo manter a trafegabilidade das estradas vicinais da área de atuação do Cideenf, garantindo o escoamento da produção agropecuária, sobretudo da agricultura familiar e turismo rural. Pelo termo de cooperação técnica e operacional, a Emater-Rio vai disponibilizar o maquinário e a assistência técnica em engenharia rural e demais orientações técnicas e científicas necessárias.
Cabe ao Consórcio, fornecer combustível e óleo para as máquinas, veículos e equipamentos e disponibilizar operadores e motoristas. Além de realizar a manutenção corretiva e preventiva. “Com essa parceria, o Consórcio garante o escoamento da produção na região, beneficiando a Agricultura Familiar e o Turismo Rural”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS