Cultura do país em São Fidélis
23/05/2019 21:39 - Atualizado em 23/05/2019 21:43
O acervo de música de Ricardo Cravo Albin, um dos maiores pesquisadores da MPB no país, foi adquirido pelo empresário Renato Abreu, do Grupo MPE. Ricardo fundou o Instituto Cultural Cravo Albin em 2001, onde armazenou, durante quase duas décadas, o acervo em uma sede de 3.000 m², na Urca, no Rio.
Nos últimos anos Ricardo Cravo Albin vinha passando por dificuldades financeiras para manter o espaço e decidiu no ano passado receber ofertas de aquisição do acervo e mudança de local para abriga-lo, incluindo alteração de cidade.
Após receber sondagens de Maricá, Niterói e Conservatória, Ricardo Cravo Albin aceitou a proposta de Renato Abreu. Fidelense e admirador da cultura e história brasileira, o dono do Grupo MPE transferirá o acervo para São Fidélis, como Saulo Pessanha havia antecipado aqui no ano passado.
O Instituto Ricardo Cravo Albin funcionará em um casarão histórico em São Fidélis. A região ganhará um dos maiores acervos culturais do país, com 800 mil peças, entre LPs, CDs, DVDs, fitas cassete, livros e partituras que registram o trabalho de grandes nomes da música popular brasileira de várias gerações: de Chiquinha Gonzaga a Anitta, passando por Chico Buarque, Caetano Veloso e Ney Matogrosso.
Há ainda chapéus de Tom Jobim e 250 raridades da era de ouro do rádio, como vinis em 16 polegadas com programas da Rádio Nacional e microfones da Rádio Mayrink Veiga.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]