Salmão de Cativeiro X Salmão Selvagem
- Atualizado em 23/03/2019 06:48
googlesearch
Um tema polêmico, que surge com frequência entre pessoas buscando alimentação saudável é a questão do salmão de cativeiro x salmão selvagem.
Cerca de 80 % do salmão consumido no Brasil é de criação em fazendas marinhas ou cativeiro como queiram. A imensa maioria no Chile de onde importamos 80 toneladas/ano.
Os salmões de origem selvagem são naturais do litoral do Pacífico e Atlântico Norte, comumente nascem em rios e migram aos oceanos. Retornam aos rios para reprodução.
A alimentação selvagem baseia-se em krill e camarões maiores, mas também consome pequenos peixes. A sua carne é riquíssima em ômega-3 e apresenta coloração intensa e marcante.
O salmão criado sob confinamento apresenta teores menores de ômega-3, pois a sua dieta baseia-se em ração e, sim recebem antibióticos misturados à ração para controle de infecções parasitárias.
No entanto segundo Dr. José Eurico Possebon Cyrino, especialista do setor de piscicultura da Escola Superior de Agricultura da USP, não há motivos para alarde.
Segundo o pesquisador as mudanças envolvem a composição nutricional apenas. De forma que o salmão capturado na costa do Canadá apresenta composição distinta do capturado na Europa...
_em peixes a máxima “você é o que come” é extremamente verdadeira.
De acordo com pesquisadores da EMBRAPA a ração utilizada é de ótima qualidade, produzida a partir de peixes desidratados e não traz absolutamente nenhum risco à saúde humana ou dos peixes.
São utilizados corantes para acentuar a tonalidade da carne sim.
Mas segundo Dr Vitti Moro (Supervisor da área de Pesca e Aquicultura da Embrapa em Palmas, TO), são produzidos a partir de leveduras naturalmente e pertencem à família dos carotenoides (pré-vitamina A, como na cenoura) e não fazem nenhum mal à saúde.
Enfim, gostaria de colocar que se a criação de salmões em cativeiro (salmonicultura) não fosse desenvolvida no mundo todo, as reservas naturais desse pescado estariam certamente sob ameaça de extinção. 
Infelizmente vivemos em uma época, em que polemizar traz muito mais "audiência", que simplificar e esclarecer. 
Sigo sugerindo maior consumo de sardinhas...até pelo custo...ômega-3 em doses altas e ainda proliferam natural e abundantemente nos oceanos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]