Campos ganha mais um bosque Urbano
22/03/2019 22:45 - Atualizado em 25/03/2019 15:40
Em comemoração pelo Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira, a secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) inaugurou mais um Bosque Urbano na margem do Rio Paraíba do Sul, desta vez, no Parque Aldeia, em Guarus. O objetivo foi reconstituir a vegetação ciliar, com plantios de mudas de árvores nativas e frutíferas da Mata Atlântica. Na parte da tarde, alunos visitaram a Estação de Tratamento de Água do bairro Coroa.
— Para comemorar este dia, nada mais que justo realizar ações de conscientização ambiental, na reconstituição da mata na margem do nosso maior patrimônio natural que é o Rio Paraíba do Sul. Este é um marco do início de um grande projeto de construção desses espaços vazios que existem ao longo do rio, com objetivo de evitar a erosão, construções irregulares, além do descarte incorreto de entulhos na área de proteção ambiental — destacou o secretário Leonardo Barreto.
A ação contou com a participação dos alunos do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), dos representantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana e representantes do Instituto Federal Fluminense. Durante a ação, foi ministrada uma pequena palestra sobre a responsabilidade na preservação dos recursos hídricos. “As espécies plantadas foram selecionadas para que possam cumprir bem o papel de proteção da margem do rio, mas também da preservação da mata atlântica. As mudas são de origem da Mata Atlântica, como o Ingá, Araçá, Cajá-mirim, dentre outras. Esta é mais uma continuidade de um trabalho que já vem sendo feito, como já realizamos plantações de mudas nos cais dos bairros Coroa, Lapa. Outros já estão à vista para executarmos”, informou o subsecretário Carlos Ronald.
O presidente do Comitê, João Gomes Siqueira, explica que o papel do órgão é garantir a segurança hídrica, e com novos plantios na reconstituição da vegetação, assegura a proteção da vegetação e, consequentemente, a qualidade da água.
— O Comitê está comemorando 10 anos e nada mais que justo estar participando desta reconstituição neste trecho da margem do Rio Paraíba do Sul, que também somos responsáveis. Temos que preservar o nosso rio e a forma mais eficiente é plantar árvores, evitando possíveis assoreamentos — contou o presidente do comitê, João Gomes Siqueira.
A professora de Desenvolvimento Pessoal do Cebrac, Mariana Martins fala sobre a importância da participação dos 16 alunos durante o plantio das mudas. “Entendemos que ação como esta é de suma importância para nossos alunos, pois contribui para que sejam cidadãos mais conscientes, entendendo a nossa responsabilidade na preservação da natureza, pois observamos a degradação, mas não nos responsabilizamos. A ideia é que eles levem esta prática para dia a dia, com as pequenas ações e que são extremantes essenciais”, informou a professora Mariana Martins. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS