Marinha emite alerta de ciclone
Mário Sérgio Junior 22/03/2019 21:23 - Atualizado em 25/03/2019 15:40
A possibilidade de um ciclone entre o litoral do Espírito Santo e o sul da Bahia foi informada pela Marinha do Brasil, na última quinta-feira. O alerta foi emitido no mesmo dia em que o mar de Atafona e do Açu, em São João da Barra, registraram novo avanço causando transtornos à população. A previsão de ciclone também deixou o município de São Francisco de Itabapoana em estado de alerta.
Segundo aviso da Marinha, o fenômeno poderá ocorrer entre este sábado e terça-feira (26). O alerta diz ainda que o vento ciclônico pode atingir uma força 7/9. A análise foi feita pelo Centro de Hidrografia Marinha (CHM) em parceria com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe). “O fenômeno está associado à convergência dos ventos sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar se encontra entre 29ºC e 30ºC, portanto, acima de sua média climatológica para o mês”, informou a Marinha.
O Serviço Meteorológico Marinho explica também que há previsão de ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podendo atingir 102 km/h em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone. “Há previsão de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3,0 e 5,0 metros em alto-mar e possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Linhares (ES) e Porto Seguro (BA), com ondas entre 2,5 e 3,0 metros, estendendo-se ao Sul desse trecho até Vitória (ES) e ao Norte até Salvador (BA), com ondas de até 2,5 metros, entre os dias 23 pela manhã e 24 à noite. A condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa”, informou o alerta.
Região - Segundo o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de SFI, Izolmar Soares, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê rajadas de vento de 50 a 60 km/h no município. “Nossa secretaria está em Guaxindiba, juntamente com a Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (Emtransfi). Estamos isolando algumas áreas com fita zebrada, bloqueando um trecho da avenida Atlântica entre a Peixaria do Bonó e a Boca da Barra, e ainda atrás do campo de futebol do Fiinho. O saldo parcial é de 15 árvores e três postes que caíram, além de mais três postes com risco de queda”, informou Soares na tarde desta sexta, acrescentando que técnicos da concessionária Enel estão no local providenciando os reparos.
O secretário revelou algumas orientações para os moradores. “Os pescadores, banhistas e praticantes de esportes náuticos não devem entrar no mar até este domingo devido à previsão de ressaca e ciclone; se afastarem de árvores e postes com risco de queda; não tentarem remover rede elétrica, devendo ligar para a Enel (0800 28 00 120 ou 0800 28 24 022); e em caso de emergência ligar para o Corpo de Bombeiros (193). Vamos emitir o alerta do ciclone através da Regional de Defesa Civil Norte (Redec–Norte)”, finalizou Soares.
Em São João da Barra, a Defesa Civil utilizou caminhões de areia para formar uma barragem e evitar a chegada da água em pontos mais vulneráveis da praia de Atafona.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS