Governador Witzel usará dinheiro recuperado pela Lava Jato na Segurança Pública
13/02/2019 17:26 - Atualizado em 13/02/2019 18:37
O governador Wilson Witzel (PSC) anunciou, nesta quarta-feira que o MPF aceitou um pedido seu para que R$ 80 milhões resgatados na operação Ponto Final, desdobramento da Lava Jato, sejam destinados à segurança pública do Estado. Confira abaixo:
 Para lembrar...
Operação Ponto Final foi uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada em 3 de julho de 2017. A operação é um desdobramento da Operação Lava Jato. Foram cumpridos dez mandados de prisão,tendo como um dos alvos o empresário Jacob Barata Filho, preso na operação. Barata integra o quadro societário de mais de 25 empresas do ramo de transportes no Rio de Janeiro e, por isso, é conhecido como "rei do ônibus", e é acusado de pagar mais de 270 milhões de reais em propina para agentes públicos, incluindo o ex-governador Sérgio Cabral.
Em 5 de 2018, a PF deu sequência a operação e cumpriu um mandado de condução coercitiva contra Alexander Luiz de Queiroz Silva, além de três mandados de busca e apreensão.
Em agosto de 2018, Barata Filho, em depoimento, admitiu ter feito pagamentos aos deputados Jorge Picciani e Paulo Melo, ex-presidentes da Assembleia Legislativa, além de outro agentes públicos.
As ações criminosas contavam com o apoio do doleiro e operador financeiro Álvaro Novis, que posteriormente tornou-se colaborador da Justiça, e alguns dos principais donos de empresas de ônibus ligados à Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio de Janeiro (Fetranspor).
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]