São João opera em linhas da região norte
21/01/2019 22:16 - Atualizado em 22/01/2019 15:43
A empresa São João está operando nas linhas de Morro do Coco, Santa Maria, Espírito Santinho e Santo Eduardo. A empresa começou a rodar nas localidades após a Viação MMM, que operava no município em caráter emergencial, ter retirado os veículos de circulação no último sábado, 19. Em nota, a Prefeitura de Campos afirmou que todas as linhas estão sendo atendidas, seja através de transporte alternativo ou ônibus e que ajustes estão sendo feitos sempre que necessário para atender à população.
A Auto Viação São João, através de nota, informou que seus ônibus voltaram a “circular no norte do município, a pedido da Prefeitura, que irá reavaliar as condições para operação nessas linhas, já que a prestação do serviço se mostrou insustentável nesses trajetos”. A empresa ressaltou ainda que “a atuação do transporte pirata nas linhas da área central inviabiliza a operação da empresa nos trajetos mais distantes”.
O imbróglio envolvendo a empresa Viação MMM começou na semana passada, quando a empresa teria divulgado uma circular afirmando que iria retirar os veículos de circulação no último sábado, 19. De acordo com o comunicado, que circulou nas redes sociais, sem reajuste anual no valor da passagem, o montante arrecadado não seria suficiente para arcar com despesas básicas, incluindo combustível, manutenção e pagamento de funcionários. Atualmente, o preço da passagem de ônibus é R$ 2,75.
A Viação MMM operava nas linhas há três meses. Ainda de acordo com a nota divulgada, a empresa manteve os carros por mais uma semana apenas para que trabalhadores não perdessem seus empregos. Além de ter vários carros quebrados na garagem por não ter dinheiro para concertar, ainda somava despesas com combustível, pedágio, manutenção dos veículos e funcionários.
Em nota enviada nesta segunda, a Prefeitura ressalta que “independente do comunicado feito supostamente pela empresa que estava operando em caráter emergencial, a região norte do município conta com atendimento de transporte coletivo e alternativo, portanto, os moradores estão sendo assistidos na região”.
Além disso, a Prefeitura ainda informou que “o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) está tomando todas as medidas para resolver a situação do transporte no município e está em processo de implantação o novo modelo de transporte público, que visa integrar o transporte alimentador, representado pelas vans e também, por micro-ônibus (a partir da licitação), ao dos ônibus, acabando com a sobreposição de linhas que ocorre atualmente. A expectativa é de que o novo sistema comece a operar ainda no primeiro semestre deste ano”. (V.A.) (V.R.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS