Hemocentro carece de doações
05/01/2019 15:12 - Atualizado em 07/01/2019 18:03
Com a chegada do verão, muitas pessoas pensam no lazer das praias e no sossego dos dias de folga e nem sempre lembram que um ato solidário pode ajudar a salvar inúmeras vidas. É neste período do ano que o Hemocentro Regional de Campos redobra sua preocupação e tenta atrair o maior número de doadores para manter seu estoque em dia. Atualmente, o único banco de sangue da região necessita da doação de todos os tipos sanguíneos para atender todas as demandas.
— No verão as pessoas costumam pegar estrada com mais frequência para ir às praias e com as estradas cheias, a probabilidade de acidentes é maior e muitas das vezes os acidentados necessitam de sangue. Hoje estamos nos esforçando ao máximo para conseguir atrair a atenção dos doadores, que são muito importantes para nós, para termos condições de atendermos toda a nossa demanda — destacou a assistente social do Hemocentro, Cristiane Barros.
Para manter um estoque equilibrado, o banco de sangue precisa de 70 doações por dia. Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
O Hemocentro Regional de Campos funciona no HFM desde 1989, coletando, processando e distribuindo sangue. É o único banco de sangue público das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro e atende um total de 25 instituições hospitalares, sendo nove em Campos dos Goytacazes e mais 16 unidades hospitalares espalhadas em 14 municípios.
Sorteio para atrair mais voluntários
Para tentar atrair ainda mais doadores, o Hemocentro realizou sorteios de camisas de times campistas. Esta semana, a unidade está sorteando um uniforme autografado do Americano Futebol Clube. O sorteio acontece na próxima quarta-feira.
— Todas as pessoas que estão vindo doar preenchem um pequeno formulário para o sorteio. Tivemos essa ideia como forma de prestigiar os doadores e atrair mais voluntários. Nós temos que contar com a solidariedade e vontade das pessoas para doarem sangue. Por isso, pedimos mais uma vez que quem puder não deixe de comparecer ao Hemocentro. Estamos precisando muito das doações — disse Cristiane.
Além da camisa do Americano, o Hemocentro já sorteou o uniforme do Goytacaz Futebol Clube, cujo ganhador foi o doador Isvanio de Souza Barros. Já o doador Thiago dos Santos Silva levou para casa a camisa do Campos Atlético.
Alternativa - O Hemocentro Regional de Campos também conta com sua unidade de coleta móvel como uma alternativa para aquelas pessoas que, por algum motivo, não conseguem ir até a sede da unidade, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM).
A última ação externa de 2018 aconteceu no dia 23 de dezembro. O ônibus da unidade ficou estacionado em frente à Igreja Universal, na avenida Rui Barbosa, no Centro. Logo na primeira hora de coleta, mais de 10 pessoas já haviam se apresentado para doar sangue.
Para este mês, a agenda ainda está sendo fechada e posteriormente será divulgada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS