Ponto Final - Triste fim de uma era política e a dúvida: qual será a próxima operação?
01/12/2018 10:37 - Atualizado em 06/12/2018 16:40
Qual a próxima?
Quinto do Ouro, Cadeia Velha, Furna da Onça, Boca de Lobo. No triste fim de uma era da política no Estado do Rio de Janeiro, a única dúvida parece ser qual o nome da próxima operação. Porque é dado como certo que outra deverá acontecer em breve, talvez antes mesmo da diplomação, marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para dia 18. O alvo, fala-se nos bastidores, poderá ser, mais uma vez, o Poder Legislativo. Agora é aguardar os próximos capítulos.
Antes...
A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou ter conseguido rastrear a entrega de uma remessa milionária de propina paga pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor) ao governador Luiz Fernando Pezão (MDB), preso na operação Boca de Lobo. O rastreamento foi possível, após obter registros de ligações telefônicas e do conteúdo de parte delas. De acordo com a PGR, os repasses foram feitos em dinheiro vivo pelo doleiro Álvaro Novis, dono da Hoya Corretora, a um assessor de confiança do governador Pezão, Luiz Carlos Vidal Barroso, o Luizinho.
Tecnologia
O rastreamento ocorreu utilizando recursos de geolocalização dos aparelhos de celular. Assim, os investigadores obtiveram provas de que Luizinho esteve pessoalmente com um entregador da Fetranspor para receber R$ 3 milhões e, no dia seguinte, foi ao encontro de Pezão. Esse repasse fazia parte de um total de R$ 11 milhões que, segundo a investigação, foi pago pela Fetranspor ao governador em troca de vantagens na máquina estadual. As defesas de Pezão e do presidente da Fetranspor no período, Lélis Teixeira, negam. A Fetranspor afirmou que não vai comentar no momento.
Reflexos
O governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, exonerou ontem o secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto Júnior, preso na operação Boca de Lobo, a mesmo que levou Pezão para cadeia. De acordo com a assessoria do governo do Estado, o ato de exoneração de José Iran Júnior será publicada no Diário Oficial do Estado da próxima segunda-feira.
Enquanto isso...
Funcionários públicos de cinco estados ainda não sabem quando receberão o 13º salário. No Rio Grande do Sul e no Rio Grande do Norte, o benefício de 2017 ainda não terminou de ser pago, o que significa que o deste ano também vai atrasar. Já no Rio de Janeiro, o governo avisou que, apesar de ainda não ter uma data definida, vai pagar a 1ª parcela ainda este mês. Em Minas Gerais e em Pernambuco, ainda não há datas para o pagamento.
Conscientização
Hoje é lembrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Embora a garantia de tratamento para todos tenha reduzido em 16% os óbitos decorrente da doença, a prevenção deve ser sempre levada a sério. E a informação também deve ser propagada para evitar as discriminações desnecessárias. Em relação ao tratamento, e as formas de prevenção, o sucesso das ações é facilmente analisado através das estatísticas. Mas, o que não se pode medir é a discriminação que os portadores do HIV ainda sofrem. A desinformação é uma das principais causas que estimula esse preconceito.
Verde
A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, ou seja, sem custo extra para os consumidores de energia elétrica. Desde maio deste ano, a bandeira estava nos patamares amarelo ou vermelho. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica.
Clima
Os campistas devem ter mais um final de semana chuvoso. Segundo o Climatempo, a previsão é de 15 mm de chuva para hoje com probabilidade de 90%. Apesar disso, o volume de água deve cair aos poucos a qualquer hora do dia. A temperatura irá variar entre 31ºC e 23ºC. Já para amanhã, a probabilidade é de 80% de 30mm de chuva com variações de temperatura entre 28ºC e 22ºC.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS