Gilmar pede vista e suspende julgamento do HC de Lula
04/12/2018 21:58 - Atualizado em 06/12/2018 15:52
Após dois votos contrários, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, pediu vista, o que suspendeu o julgamento do Habeas corpus (HC) do ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Segunda Turma da Corte. De acordo com o ministro, o caso deve ser retomado antes do recesso de fim de ano. O colegiado começou a julgar pedido no qual a defesa de Lula requer a suspeição do ex-juiz Sergio Moro na condenação no caso do tríplex do Guarujá (SP) e a anulação da sentença, além da soltura imediata do ex-presidente.
Antes da suspensão do julgamento, já haviam votado o relator Edson Fachin e a ministra Cármen Lúcia. Ainda faltam dos votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello e de Gilmar Mendes.
No HC, os advogados de Lula argumentam que a indicação de Sergio Moro para o ministério da Justiça no governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), demonstra parcialidade do ex-magistrado e também que ele agiu “politicamente”. Moro renunciou à magistratura para assumir o cargo.
Lula está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba após ter sua condenação confirmada pelo Tribunal Regional Federal 4ª Região (TRF4), que impôs pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, que pertenceria a Lula, de acordo com as investigações.
O ex-juiz Sergio Moro nega qualquer irregularidade em sua conduta como magistrado e afirma que a decisão de participar do futuro governo ocorreu depois de medidas tomadas por ele contra o ex-presidente. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS