Educação causa polêmica em sessão da Câmara de Campos
Aldir Sales 30/10/2018 22:05 - Atualizado em 05/11/2018 18:48
No retorno das sessões da Câmara de Campos para o final da tarde, nesta terça-feira, a polêmica ficou por conta da Educação e a nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que esquentaram o debate entre os vereadores José Carlos (DC) e Cabo Alonsimar (PTC). A origem da discussão, no entanto, se deu em uma moção de aplausos de Eduardo Crespo (PR) com o objetivo de parabenizar as escolas que atingiram a meta estabelecida pelo Ideb.
Crespo, inclusive, chamou ao plenário diretoras e funcionárias que trabalham em algumas das unidades para receberem a homenagem. “Os índices das últimas três avaliações em Campos deixaram a desejar. Em 2013, o município ficou na 89ª posição no estado (antepenúltima), em 2015 foi para 48º e no ano passado caiu para 79ª. A cidade não acompanhou a evolução do país, mas 24,7% das escolas atingiram a meta do Ideb e são essas que estamos homenageando hoje, pois são exemplos a serem seguidos, mesmo com toda a dificuldade”.
José Carlos, então, subiu à tribuna para lembrar dos problemas na Educação na gestão da ex-prefeita Rosinha Garotinho (Patri). “Na gestão da ex-prefeita foram gastos R$ 40 milhões para comprar aqueles livros da Expoente que não eram adequados aos nossos alunos. Ela deixou Campos entre os piores municípios do Ideb no estado inteiro”, disse o parlamentar, que em outro momento ainda afirmou: “Não posso deixar de lembrar também que eles roubaram o dinheiro do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica)”.
Na sequência, o vereador de oposição Cabo Alonsimar foi irônico com o colega de Legislativo. “Acho que devo voltar para a escola, então, porque Campos estava na posição 89 em 2013, e realmente a gestão passada tem culpa, mas em 2015 estava na posição 48 e agora, com o prefeito Rafael Diniz (PPS), caímos para a posição 79”.
Já o vereador Álvaro César (PRTB) usou a palavra para tentar acalmar os ânimos. “Vamos deixar essas discussões para a palavra livre, no final da sessão, em respeito a quem veio aqui para ser homenageado”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS