Saúde de Campos inicia a campanha Outubro Rosa
Maria Laura Gomes e Verônica Nascimento 03/10/2018 12:33 - Atualizado em 04/10/2018 13:20
A secretaria municipal de Saúde de Campos (SMS) iniciou, nesta quarta-feira (3), a campanha Outubro Rosa, em prevenção ao câncer de mama, com o tema “O direito é seu, mas a luta é nossa”. A ação foi iniciada no Centro de Saúde, com agendamento de mamografias. Este ano, a Prefeitura disponibilizará 1,4 mil exames para mulheres com idades entre 50 e 69 anos e que façam parte do grupo de risco (a partir de 35 anos e com parentes consanguíneos que tenham histórico de câncer).
Antônio Leudo
— É uma ação de conscientização sobre o câncer de mama, que é o que mais mata mulheres hoje no mundo. Mas, quando diagnosticado cedo, tem entre 90 e 95% de chance de cura, se tratado no início. Assim que a mulher sentir um nódulo, uma retração, um caroço na mama, algum líquido que não é normal, se ela procura um atendimento médico, faz o exame, ela tem mais chance de vida. Daí a importância do autoexame – explicou a enfermeira Fátima Vanessa.
As mamografias estão sendo feitas nas unidades de saúde. A mulher que tiver um pedido médico para o exame deve marcá-lo na UBS em que a mamografia foi solicitada. “Hoje a gente fez uma roda de conversa para passar essas informações e para que as pessoas que passarem por aqui sejam multiplicadoras em suas famílias, em seus bairros. O objetivo é que o máximo possível de mulheres tenha acesso a essas informações. Muitas mulheres têm vergonha de mostrar o caroço de mama, mas é necessário que elas tenham coragem e procurem um médico, porque é uma doença que tem cura”, destacou a profissional.
Quem esteve no Centro de Saúde nesta manhã foi Sônia Maria de Souza Mendonça, de 64 anos, moradora do Parque Guarus. “Eu tenho diabetes e faço acompanhamento no Hiperdia (Programa de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes) e, há algum um tempo, senti umas dores nos seios e pediram para eu fazer a mamografia. Aproveitei a campanha do Outubro Rosa para agendar.”
Também no Centro de Saúde, Carla Lemos, de 41 anos, contou que ficou sabendo da campanha por meio do portal da Prefeitura. “Eu já fiz o exame uma vez e vou fazer novamente porque sei da importância da prevenção, do tratamento precoce do câncer de mama para a cura da doença”, declarou.
  • Outubro Rosa em Campos

    Outubro Rosa em Campos

  • Outubro Rosa em Campos

    Outubro Rosa em Campos

  • Outubro Rosa em Campos

    Outubro Rosa em Campos

  • Outubro Rosa em Campos

    Outubro Rosa em Campos

A campanha segue até dia 31 de outubro. No dia 14, de 9h às 11h, haverá uma mobilização social no Jardim São Benedito, com participação do grupo "Mulheres Guerreiras" do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), com palestras, depoimentos de pacientes em tratamento contra o câncer, entre outras atividades. Já no dia 18, às 15h, a equipe do programa municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Paismca) fará uma palestra sobre o tema para funcionárias da Vital Engenharia. Ainda dentro do cronograma, pelo Outubro Rosa, no dia 24, às 15h, a ginecologista e obstetra Luci Moreira fará palestra no auditório da prefeitura abordando o tema da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
No dia 25, às 14h, a equipe do Paismca fará palestra para funcionárias da rede de supermercados SuperBom. No dia 31, das 8h às 16h, encerrando a programação do Outubro Rosa "O direito é seu, mas a luta é nossa", a equipe da SMS vai participar, junto ao Hospital Dr. Beda, de uma ação em saúde, de conscientização as mulheres, sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS