Maioria do STF rejeita recurso de Lula contra prisão
14/09/2018 17:29 - Atualizado em 17/09/2018 15:36
PT diz que vai insistir na candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva até último instante
PT diz que vai insistir na candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva até último instante / Divulgação
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou até esta sexta-feira (14) pela rejeição de um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a prisão após condenação em segunda instância.
O julgamento é realizado no "plenário virtual", no qual os ministros registram suas posições de forma remota, pelo computador, sem se reunir presencialmente para debater e deliberar. A votação eletrônica começou na última sexta (7) e termina às 23h59 desta sexta.
Até as 16h44, o placar estava 7 a 1 contra a liberdade, faltando votos dos ministros Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. O ministro Marco Aurélio Mello foi o único a votar a favor da liberdade. Para ele, Lula não poderia ter sido preso sem que o juiz justificasse a necessidade da prisão. "Procede a irresignação, considerada a omissão verificada, ante o fato de a ordem de prisão ter sido implementada automaticamente, a partir do esgotamento da jurisdição em segunda instância, sem fundamentação adicional sobre a adequação da medida no caso concreto."
No recurso, a defesa de Lula pede que o STF diga que a ordem de prisão dele deveria ter sido fundamentada, porque o entendimento do plenário, que permite prender a partir de condenação em segunda instância, não é automático para todos os casos.
Lula está preso desde abril, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) confirmar a condenação no caso do triplex do Guarujá, dentro da Operação Lava Jato, e fixar a pena em 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS