Manteiga e Pressão Arterial
- Atualizado em 21/09/2018 05:40
cpt.com
Todos sabem que a manteiga, tão apreciada por muitos, é uma rica fonte de gorduras (cerca de 83%), sendo a maior parte gorduras saturadas. 
Que o seu consumo deve ser moderado, pois sua carga calórica é alta também é notório. 
Contudo um artigo publicado na NUTRITION realizado com 34 homens durante 4 semanas, sugere que o consumo moderado de manteiga (45 g por dia) é capaz de reduzir a pressão arterial. 
Esse efeito surpreendente é atribuído a substâncias presentes na gordura da manteiga durante seu preparo (nata batida). Essas pequenas proteínas (peptídeos) que se formam teriam vários efeitos positivos sobre a saúde, como ação antiviral e antibacteriana, mas só demonstrados em modelos animais. 
Apesar de animador, o estudo não abona o consumo desenfreado de manteiga, que apresenta cerca de 50% de gorduras saturadas (que elevam o mau colesterol, LDL). Mas se pensarmos bem... o óleo de côco apresenta mais de 80% dessas gorduras e, comparativamente, a manteiga ainda seria menos problemática.
_lembrando que as gorduras apresentam 9 Calorias por grama e sobem bastante a carga calórica de qualquer refeição, mesmo sendo azeite, óleo de côco, manteiga, óleo de girassol... 
Mas venhamos e convenhamos, quem não gosta de um pão francês quentinho com manteiga derretendo ? Se está de dieta para emagrecimento, deixe para os domingos, afinal ninguém é de ferro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]