Campos ganha pluviômetros para auxílio na prevenção de desastres
30/08/2018 18:39 - Atualizado em 30/08/2018 18:39
Supcom
Campos passa a integrar a rede de observação nacional de chuva. O município foi contemplado com seis pluviômetros automáticos que já foram instalados em pontos estratégicos, permitindo o acompanhamento, em tempo real, sobre quantidade, intensidade e duração das chuvas. Os aparelhos fazem parte do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e foram enviados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O sistema auxilia na análise de desastres naturais — inundações, enxurradas ou deslizamentos de terra — e na decisão imediata para emissão de alerta. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Edison Pessanha, os aparelhos foram instalados em Morro do Coco, Serrinha, Baixa Grande, Jardim Carioca, Dores de Macabu e Arraial. Cada equipamento é composto por uma caixa de comando movida por quatro baterias recarregadas à energia solar.
— A partir de agora, teremos informações imediatas sobre a situação das chuvas em cada uma dessas regiões e condições para realizar um trabalho preventivo, de orientação aos moradores a partir da mudança do quadro. Esse novo sistema permite uma visão mais ampla de prevenção de acidentes e não apenas dos impactos na agricultura — frisou o major.
O programa do governo federal foi criado em 2013. A inscrição de Campos no programa nacional aconteceu em 2015. A rede de observação nacional foi criada em 2012.
— Na sede da Defesa Civil, temos agora dois aparelhos, esse automático e o manual da Agência Nacional das Águas (ANA). Depois da instalação do novo aparelho, já choveu e registramos o mesmo volume de chuva em ambos. Os aparelhos automáticos foram todos instalados em prédios públicos e movidos a baterias. Os dados são transmitidos via internet, podendo ser acessados por toda a população — explicou Edison Pessanha. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS