Analice Martins lança livro de ensaios
Jhonattan Reis 17/08/2018 20:27 - Atualizado em 23/08/2018 18:32
A professora e escritora Analice Martins lançará o livro “Entremeios: Ensaios Sobre Literatura, Cinema e Comunicação” nesta terça-feira (21), às 19h, no Museu Histórico de Campos. Na obra, de 171 páginas e lançada pela Editora Appris, Analice reúne ensaios produzidos por ela ao longo dos últimos 15 anos. A noite de autógrafos também contará com um bate-papo com o poeta e professor Adriano Moura. O museu está localizado na rua Paul Percy Harris, 40, nas proximidades da praça do Santíssimo Salvador, no Centro.
De acordo com Analice Martins, há, no livro — que também será publicado em formato ebook —, ensaios sobre literatura e cinema que têm temáticas afins, tais como as questões de identidade cultural; as relações de pertencimento e de desenraizamento do sujeito contemporâneo; trânsitos entre culturas; tensões entre localismo e cosmopolitismo.
— Já no que diz respeito à sala de aula e ao ensino, discuto o “lugar” da literatura nos dias atuais e as fronteiras entre arte e tecnologia. Analiso obras de Chico Buarque, João Gilberto Noll, Silviano Santiago, Ronaldo Correia de Brito, o cinema de Stephen Frears, Ken Loach e Daniel Burman, por exemplo — explicou.
A autora explicou sobre o processo de criação:
— A ideia de reunir ensaios produzidos ao longo dos últimos 15 anos e outros inéditos surgiu quando reconheci neles temáticas recorrentes. Concluí, então, que havia um fio condutor, um ponto de vista enunciativo, uma voz autoral — disse ela, que publica seu primeiro livro de exclusiva autoria — já havia assinado capítulos em obras de outros autores.
Analice Martins — que é bacharela e licenciada em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — possui mestrado em Letras (Literatura Comparada), pela mesma universidade; doutorado em Estudos de Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e pós-doutorado em Literatura Brasileira Contemporânea, pela Università degli Studi Roma Tre, na Itália.
Na área de Letras, ela atua como professora titular no IFF campus Campos Centro, tendo sido uma das fundadoras do curso de graduação em Letras, titular de curso de pós-graduação na mesma instituição, e professora colaboradora do Programa de Mestrado e Doutorado em Cognição e Linguagem da Uenf. Martins comentou sobre a forma como lecionar influenciou na criação de seu livro.
— Acho que eu escrevo porque dou aulas. Organizar uma aula e falar são como escrever para mim: seleciono, descarto, relaciono, comparo, remexo no meu repertório teórico e literário. Não sou escritora de gabinete, não vivo do que escrevo. Vivo do que eu falo. Mas, quando falo, de certa forma, escrevo. Sendo mais clara: as disciplinas que leciono no IFF e na Uenf dialogam diretamente com meus ensaios e artigos.
A capa de “Entremeios: Ensaios Sobre Literatura, Cinema e Comunicação” é de autoria da artista plástica campista Lílian Vieira.
— Adorei a capa, pois ela não é literal, referencial. Foge de um padrão mais comum ao universo acadêmico. Não parece uma capa de livro de ensaios.
A autora contou que as expectativas para o lançamento são boas e que já tem outros projetos de livros acadêmicos.
— Certa vez, ouvi de um amigo escritor, quando ele ainda era um iniciante, que “todo escritor quer ser lido”. Concordo com ele: quero ser lida. Não por vaidade. O que quero sempre são interlocutores, trocas, novas ideias, desassossego — relatou ela, que também tem textos de sua autoria em seu blog: www.rumoreseruidos.com.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS