SJB com assistência nas áreas pesqueira e aquícola
22/08/2018 18:35 - Atualizado em 30/08/2018 15:50
Supcom
A Prefeitura de São João da Barra e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) vêm prestando assistência técnica nas áreas pesqueira e aquícola todas as terças-feiras, das 8h às 12h, na secretaria municipal de Pesca, situada na rua Jorge Moreira da Costa, nº 16, em Atafona. O atendimento, firmado por meio de Termo de Cooperação Técnica, estará disponível até dezembro de 2020.
“Com essa parceria os setores pesqueiro e aquícola do município têm muito a ganhar. Pescadores e produtores rurais que tenham tanque de criação de peixes, camarão ou até mesmo rã, estão convidados a conhecer o espaço disponibilizado pela Prefeitura onde estamos desenvolvendo o nosso trabalho”, disse o chefe do Escritório Regional Norte Fluminense da Fiperj, Luiz Bernabé Castilho.
Entre os serviços prestados estão: dicas para regulamentação profissional; auxílio na emissão da nota fiscal e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); manejo da produção e transferência de tecnologias sustentáveis e econômicas; ações de implementação da aquicultura; orientações sobre créditos através do Pronaf; assistência técnica de campo e informações sobre Registro Geral do Pescador e época do defeso.
Palestras e cursos também serão desenvolvidos. Noções de aquicultura continental, regularização e empreendimentos aquícolas; elaboração de projetos técnicos e seleção de áreas de cultivo; boas práticas em manipulação, conservação e beneficiamento artesanal do pescado são alguns dos temas a serem abordados.
O secretário de Pesca, Analiel Vianna, ressaltou que, além da assistência técnica, esta parceria é importante também para o desenvolvimento do trabalho de coleta de dados da produção da pesca marítima e levantamento socioeconômico do pescador. “A intenção é, através destes dados, implementar políticas públicas voltadas para a classe pesqueira”, disse Analiel. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS