Morre o cantor e radialista José Barbosa Guilherme
Jhonattan Reis 21/08/2018 17:55 - Atualizado em 23/08/2018 18:33
José Barbosa Guilherme
José Barbosa Guilherme / Divulgação
O cantor e radialista José Barbosa Guilherme, autor e voz do hino do Goytacaz Futebol Clube e locutor em diversas rádios campistas a partir do final da década de 50, morreu nesta terça-feira (21), aos 83 anos, em Campos. Ele estava internado no Hospital Ferreira Machado (HFM) desde o dia 5 de maio, vítima de pneumonia. O sepultamento acontecerá nesta terça (22), no Cemitério Campo da Paz.
Nascido no município de Baixo Guandu, no Espírito Santo, José Barbosa Guilherme começou sua carreira artística ainda criança, cantando num parque de diversões na cidade de Aimorés, em Minas Gerais, fazendo imitações de cantores famosos da época, como Miltinho, Jorge Veiga, Cauby Peixoto e Nelson Gonçalves. De acordo com o site Dicionário Cravo Albin da MPB, foi convidado, nessa época, a se juntar ao corpo de artistas de um circo, com o qual excursionou por vários estados brasileiros se apresentando como cantor.
Depois de retornar da excursão com o circo, passou a atuar na Rádio Cultura de Aimorés, como cantor e apresentador de programa de auditório, ainda com 12 anos. Em 1951, passou a atuar como cantor e violonista na Rádio Espírito Santo, em Vitória, e, de lá até 1958, passou pelas rádios Difusora de Colatina e Capixaba.
Em 1959, viajou para Campos para se apresentar ao lado do cantor Agostinho dos Santos, no antigo Cine Teatro Trianon. Porém, acabou ficando na cidade, morando provisoriamente nos altos do antigo Trianon. Seu talento foi rapidamente conhecido na cidade, então logo foi chamado para integrar a Rádio Jornal Fluminense, como músico e locutor. Desde então, passou, como cantor, locutor e/ou apresentador de programas de auditório, por rádios campistas como Rádio Cultura de Campos e Rádio Campista Afonsiana, onde participou de diversos programas.
Ainda em Campos, atuou como músico no Clube de Regatas Saldanha da Gama. Fez outros grandes trabalhos na música. Entre eles, acompanhou, como instrumentista, em shows e gravações de estúdio, vários cantores, como Nelson Gonçalves, Araci de Almeida e Agnaldo Timóteo.
O período de maior atuação de José Barbosa — que depois incluiu o Guilherme ao nome artístico para que seu nome não fosse confundido com o do político José Barbosa — foi durante a década de 1960. Nessa época, lançou cinco LPs, sempre interpretando temas românticos: “Roteiro da Vida” (1960); “Juramento” (1963); “Desejos Iguais” (1965); “Quero Só Você” (1967); e “José Barbosa interpreta David Nasser” (1968), com 12 composições do jornalista e poeta David Nasser.
Ainda de acordo com o site Dicionário Cravo Albin da MPB, José Barbosa embarcou, em 1971, no navio “Ana Nery”, com destino a Portugal, para se apresentar como cantor durante a excursão e, ainda, na cidade de Lisboa.
Ao longo de sua carreira, também esteve presente em programas de grande audiência na TV, principalmente nas TVs Tupi e Excelsior.
A Associação de Imprensa Campista (AIC) emitiu uma nota de pesar, se solidarizando com família e amigos do cantor e radialista.
O Goytacaz, clube de futebol cujo hino tem voz e composição assinada por José Barbosa Guilherme, também emitiu nota e declarou luto à morte do cantor e radialista. “Aos familiares e amigos, os sinceros sentimentos da nação alvianil nesse momento de dor”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS