Cine Educação está de volta
13/08/2018 17:43 - Atualizado em 16/08/2018 16:53
O Cine Educação, projeto que leva cultura e entretenimento às escolas da rede municipal de ensino, em Campos, através do cinema, retorna na quarta-feira (15). Haverá várias sessões até segunda-feira (20), sempre às 18h. Nesta quarta, o projeto levará a sétima arte aos alunos da Escola Municipal Conselheiro Josino. As próximas unidades a serem contempladas serão: E. M. Manoel Simões de Rezende, no Carvão, na quinta-feira (16); Centro Educacional 29 de Maio, na Pecuária, na sexta (17); e E. M. Eloy Ornelas, em Vila Nova, na segunda.
O projeto, que começou em maio, retorna depois do período de férias. Desde o início, foram 15 sessões públicas, que atenderam quase nove mil pessoas, de 18 comunidades. Uma das escolas municipais contempladas no primeiro semestre foi a Maria Antônia P. Trindade, na localidade de Dores de Macabu. A diretora da unidade, Fabíola de Andrade, comentou que foi uma ótima experiência.
Supcom - Divulgação
— Foi maravilhoso. Todos os nossos alunos, professores e familiares que estiveram reunidos para assistir à sessão gostaram bastante. No dia choveu e, mesmo assim, ficou lotado. A maioria nunca tinha podido ver um filme em uma tela grande. Foi um ponto de encontro, de cultura, educação e lazer em uma comunidade que carece de opções — disse ela, que solicitou que uma nova edição seja feita na Maria Antônia P. Trindade.
As exibições são duplas. Primeiro, os alunos assistem ao documentário “Muito Além do Peso”, sobre obesidade infantil. Depois, há a exibição do filme “Eu e Meu Guarda-Chuva” (2010), do diretor Toni Vanzolini. Ao final de cada sessão, os professores recebem um questionário sobre os filmes, que é aplicado e trabalhado com os alunos em sala de aula.
Supcom - Divulgação
Para o secretário de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Brand Arenari, o Cine Educação é um projeto pedagógico diferenciado.
— A adoção de instrumentos paradidáticos no ensino garante o melhor aprendizado. Trabalhamos filmes com temática educativa e social, que servem como um complemento pedagógico. O projeto, além de democratizar o cinema, auxilia no processo de aprendizagem e trata de temas relevantes para os nossos jovens, como as consequências da obesidade. O cinema é uma manifestação cultural muito atrativa e que promove integração — ressaltou.
Presença — Desde a abertura do projeto, no último dia 23 de maio, ao ar livre, ao lado do prédio histórico do Arquivo Público Municipal, em Tócos, a estrutura do Cine Educação já foi montada em diversas escolas. Inicialmente, o projeto atendeu a Escola Municipal Getúlio Vargas (Tócos) e seguiu para o Ciep Wilson Batista (Guarus) e, ainda, para as escolas municipais Farol de São Thomé, José do Patrocínio (Penha) e Prof. Wilmar Cava Barros (Jóquei).
Em seguida, o Cine Educação se instalou na praça do distrito de Goitacazes, na Baixada Campista, para atender a comunidade estudantil das escolas Manoel Coelho e Leôncio Pereira Gomes. O próximo destino foi o distrito de Travessão, onde, além de levar a sétima arte para alunos da E. M. Albertina Venâncio, também atendeu estudantes do Bartolomeu Lysandro. No mesmo distrito, passou pela E. M. Nossa Senhora da Conceição, atendendo, ainda, alunos da E. M. João Batista Azeredo.
O projeto ainda passou pelas escolas municipais Maria Antônia Trindade, em Dores de Macabu; Maria Lúcia, no Turfe Clube; Lulo Ferreira, em Morro do Coco; Santa Maria, na localidade de mesmo nome; Francisco de Assis, no Matadouro; Ignâcio Correia dos Santos, em Guandu; e Nossa Senhora Aparecida, em Santo Eduardo. (J.H.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS