Jardim São Benedito: revitalização
22/07/2018 12:18 - Atualizado em 25/07/2018 15:27
Queridinho dos campistas, o Jardim São Benedito faz parte da tradição familiar da cidade, e todos têm histórias sobre o local para contar. Em resgate a essas lembranças e na construção das futuras, a Prefeitura de Campos entrega, neste domingo (22), a primeira fase de revitalização do espaço. A segunda fase será entregue no Dia dos Pais, com a estreia do projeto “Viva Jardim São Benedito”, por meio do qual artistas locais se apresentarão um domingo por mês.
A primeira fase de revitalização abrange a pintura de todo o gradil do Jardim, das quadras esportivas, dos brinquedos e do canteiro em frente à igreja de São Benedito. Também houve a troca de todo o material esportivo das academias do parque.
A Superintendência de Iluminação Pública modernizou a iluminação das quadras, que receberam projetores de alta eficiência doados pela concessionária Autopista Fluminense.
Para a segunda etapa de revitalização, será entregue o conserto dos lagos existentes no local. Até a data, terá sido finalizado o processo de chamamento público que selecionará os artistas que vão se apresentar no segundo domingo de cada mês, das 11h às 13h, no “Viva Jardim São Benedito”.
— Eu vivi minha infância no Jardim e sei o quanto aquele espaço é importante para o município, para que os pais tenham este ambiente saudável para levarem seus filhos. A ideia é fazer com que o espaço volte a ser como era antes, totalmente ligado à família, com atrações para os pais, assim como diversão para as crianças — destacou o superintendente de Entretenimento e Lazer, Hélio Nahim.
O Jardim São Benedito foi o “quintal de casa” para muitos campistas que, hoje, querem resgatar a tradição com seus filhos. Esse é o caso de Michele Paes, que gosta de levar os filhos, de cinco e sete anos, para fazerem piquenique no local.
— Sempre venho com meus filhos para fazermos piqueniques. Trago a toalha, a cestinha, a travessa de frutas e preparo um espaço bem bonito. Meu marido e eu buscamos resgatar tradições de infância para nossos filhos. Assim como eu tenho minhas lembranças no Jardim, espero que meus filhos também tenham — disse Michele.
Oficialmente chamado de Praça Nilo Peçanha, em homenagem ao célebre campista que foi Presidente da República, o Jardim São Benedito teve muitos nomes, como “Praça Municipal” e “Praça dos Negros”. Como relata o historiador Hélvio Cordeiro por meio do Instituto Historiar, o nome popular veio quando foi construída a Igreja de São Benedito junto a ele.
A praça, que chegou a ser usada para enforcamentos nos sombrios tempos da escravidão, hoje, tem novos ares, sendo apadrinhada pelo santo protetor dos negros e humildes.
— O nome oficial era Praça Municipal, porém, em 1865, quando começou a ser construída a Igreja de São Benedito, o povo passou a chamar a praça com o nome do santo siciliano, por uma manifestação muito grande de sentimento religioso. O local onde hoje está a praça foi propriedade, em 1842, de José Francisco da Cruz Miranda (conhecido por “José de Meu Tio”) e era conhecido como “Cercado de José de Meu Tio” — relatou o historiador. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS