Greve dos caminhoneiros: Campos e região registram impactos no quinto dia consecutivo
Paula Vigneron e Jonatha Lilargem 25/05/2018 11:03 - Atualizado em 28/05/2018 14:30
  • Quinto dia de greve dos caminhoneiros

    Quinto dia de greve dos caminhoneiros

  • Quinto dia de greve dos caminhoneiros

    Quinto dia de greve dos caminhoneiros

  • Quinto dia de greve dos caminhoneiros

    Quinto dia de greve dos caminhoneiros

No quinto dia de paralisação dos caminhoneiros, nesta sexta-feira (25), a cidade de Campos registrou pouca movimentação nas principais vias de circulação de veículos, como as avenidas XV de Novembro e Doutor Sílvio Bastos Tavares. Diversos postos amanheceram fechados, sinalizando a falta de combustíveis. Nas unidades em funcionamento, havia filas extensas de motocicletas e carros já nas primeiras horas do dia.
O movimento intenso nos postos de combustível continuou ao longo desta sexta. No final da manhã, por volta das 11h, a fila de um posto localizado na avenida Alberto Torres ocupava dois quarteirões da área central da cidade, chegando à rua Voluntários da Pátria. Os carros estavam enfileirados na avenida XV de Novembro.
  • Campos registra pouca movimentação

    Campos registra pouca movimentação

  • Campos registra pouca movimentação

    Campos registra pouca movimentação

  • Campos registra pouca movimentação

    Campos registra pouca movimentação

  • Campos registra pouca movimentação

    Campos registra pouca movimentação

  • Campos registra pouca movimentação

    Campos registra pouca movimentação

  • Campos registra pouca movimentação

    Campos registra pouca movimentação

  • Campos registra pouca movimentação

    Campos registra pouca movimentação

  • Quinto dia de greve dos caminhoneiros

    Quinto dia de greve dos caminhoneiros

  • Quinto dia de greve dos caminhoneiros

    Quinto dia de greve dos caminhoneiros

Serviços realizados pela Prefeitura de Campos também estão comprometidos devido à falta de combustível. Na noite dessa quinta-feira (24), o governo municipal informou que, nas Unidades Básicas de Saúde, são priorizados os atendimentos de urgência e emergência. A exemplo das unidades escolares, a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) decidiu pela suspensão das atividades em sua sede até o reabastecimento de alimentos. Ainda de acordo com a Prefeitura, outros serviços podem vir a ser afetados.
Na área do transporte, os representantes das empresas de ônibus informaram ao Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) sobre o comprometimento do serviço em várias regiões do município, assim como o transporte alternativo. O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campos dos Goytacazes (Setranspas), Gilson Menezes, afirmou estar preocupado com a situação.
— Os motoristas de ônibus estão cientes que estamos sem abastecimento. Todas as linhas continuam atendendo, mas estão com a frota reduzida. A maior tensão é no horário de pico, quando há muitos passageiros. Infelizmente, não recebemos diesel desde a semana passada. Apesar da situação, estamos conseguindo fazer o transporte de quem precisa, por enquanto — afirmou.
Apesar da confirmação da diminuição da frota, o IMTT e o Setranspas não especificaram a porcentagem da redução. 
Medida preventiva da PM — Em nota, a coordenação de Comunicação Social da Polícia Militar informou que “o patrulhamento ostensivo segue em todo estado do Rio sem alterações até o momento. Como medida preventiva, foram adotadas cotas de abastecimento para as viaturas com limites diferenciados para veículos operacionais e administrativos. Ressaltamos que não ocorre desabastecimento de nossa frota”. 
Abastecimento de água — A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) emitiu nota informando que o abastecimento de água continua normalizado. “A companhia permanece em contato com fornecedores, órgãos competentes e de segurança para o fornecimento de produtos químicos. As unidades da companhia no estado do Rio de Janeiro continuam em operação. Neste momento, a Cedae pede à população que economize água. Os produtos químicos fornecidos para a Cedae vêm do estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Os principais produtos, fundamentais para o tratamento da água, que estão com suas entregas comprometidas pelas carretas são: sulfato de alumínio (decantação de partículas em suspensão) e cloro (antibactericida).
A Cedae está monitorando os sistemas de produção de água e os estoques de produtos químicos no estado e implantando medidas para que não seja necessário interromper a produção de água. Caso o cenário de atraso na entrega de produtos permaneça, a companhia divulgará atualização e medidas que serão tomadas de acordo com a região atendida por cada sistema.
De qualquer forma, a Cedae vem buscando soluções e está conseguindo receber produtos essenciais com o apoio dos órgãos de segurança”, diz a nota. 
Região afetada Em São João da Barra, segundo informou o Blog do Arnaldo Neto, a secretaria de Educação e Cultura suspendeu as aulas em todas as 38 unidades escolares do município no período noturno dessa quinta-feira e nos três turnos nesta sexta-feira. De acordo com a secretaria as aulas seguem normais na próxima semana e, se houver nova necessidade de paralisação das aulas, será comunicado no domingo (27). 
Ainda em SJB, de acordo com a secretaria de Transportes, os postos que fornecem combustível para a Prefeitura estão com os tanques vazios, para manter os serviços essenciais em funcionamento, as viagens para fora do município foram interrompidas, mas até o momento os carros oficiais estão com tanque cheio, priorizando a realização dos serviços essenciais. A ambulância de resgate conta com uma reserva técnica e a prioridade é garantir o atendimento do serviço de resgate. Já os serviços de Limpeza Pública estão normalizados. "Se até a próxima semana a paralisação continuar, será priorizado o serviço de lixo domiciliar, excluindo do cronograma o serviço de coleta de resíduos de construção civil e galhadas”, informou o órgão.
Em São Fidélis, a circulação de ônibus que transportam estudantes de São Fidélis para Campos foi suspensa nesta sexta-feira devido à falta de combustível. Uma publicação no Diário Oficial de São Fidélis informa que, “considerando a crise nacional de abastecimento de combustível em razão da greve da categoria dos caminhoneiros” e “a falta de combustíveis nos postos de abastecimento”, “ficam suspensos e/ou restritos, enquanto perdurar a crise de abastecimento de combustível, serviços que dependam do uso de automóveis”, exceto os “serviços emergenciais, em especial da saúde, que funcionarão na medida das possibilidades de abastecimento, devendo os setores responsáveis buscar todos os meios legais para garantia do atendimento”.
A prefeita de Italva, Margareth Do Joelson, informou, na tarde desta sexta-feira, em sua página no Facebook, que as aulas também foram suspensas no município nesta sexta, segunda e terça-feira, além da interrupção no serviço de transporte para as faculdades.
Cardoso Moreira também tomou a medida de suspensão de aulas até segunda-feira. 
Nos municípios de Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna e Bom Jesus não têm mais combustíveis nos postos, segundo moradores. O reflexo já pode ser notado com a diminuição do trânsito de veículos na BR 356 e com diversos caminhões e carretas estacionadas nos postos. Nessa quarta-feira, consumidores ainda encontraram álcool, mas a gasolina já havia acabado logo no início da semana.
Boatos A secretaria de Estado de Educação (Seeduc) desmentiu um boato sobre fechamento das escolas estaduais em todas as cidades do Rio de Janeiro. Em comunicado, publicado por meio do perfil oficial no Facebook, o órgão afirmou que “existe uma notícia falsa circulando em algumas redes sociais com a informação de que as escolas da rede pública estadual não funcionariam nesta sexta-feira”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS