Laudo confirma lesão, mas não agressão a Garotinho
28/11/2017 15:39 - Atualizado em 29/11/2017 00:06
O exame de corpo de delito do ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) deu positivo para lesões corporais. No entanto, segundo o delegado da 21ª Delegacia de Polícia (Bonsucesso), Wellington Vieira, o laudo não atesta se ele se autolesionou ou se foi agredido por alguém. Foram constatadas lesões no joelho e no pé causadas por objeto contundente. O exame foi feito no Instituto Médico Legal (IML) na última sexta-feira (24).
A Polícia Civil investiga se Garotinho foi agredido dentro de sua cela na cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio, na madrugada da última sexta-feira. O ex-governador alega que sofreu agressões.
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Garotinho estava sozinho numa galeria composta por nove celas vazias, em Benfica. E as imagens das câmeras de segurança da unidade não registraram a presença de qualquer pessoa ou estranhos que pudesse comprovar a agressão relatada pelo ex-governador.
Na manhã da próxima quarta-feira (29), a Polícia Civil realizará uma perícia na ala da cadeia pública José Frederico Marquês, em Benfica, na Zona Norte do Rio, onde ficou preso o ex-governador Anthony Garotinho. O objetivo do delegado Wellington Vieira, titular da 21ª DP (Bonsucesso) é determinar se houve agressão dentro da cela, como alegou o ex-governador. Segundo o delegado, o retrato falado de Garotinho para tentar identificar o agressor também será feito nesta quarta.
Por conta da suposta agressão, Garotinho foi transferido da cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio, para a Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8), no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste.
Em Bangu 8, o ex-governador fica isolado numa cela monitorada por uma câmera 24 horas por dia. A transferência foi feita como punição por não ter provado as supostas agressões que disse ter sofrido na madrugada.
Atualização:
O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, encaminhou ofício ao secretário de Estado de Administração Penitenciária, Erir Ribeiro, requisitando imagens de vídeo gravadas pelas câmeras instaladas na galeria B da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica.
O pedido especifica o período entre 20h do dia 23 de novembro às 6h do dia 24 de novembro, noite em que o ex-governador Anthony Garotinho diz ter sido agredido por agentes penitenciários.
No documento, Gussem esclarece que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu informações de possível edição das imagens disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]