Igreja de Barcelos festeja 70 anos
25/11/2017 16:27 - Atualizado em 28/11/2017 16:42
Igreja de Barcelos
Igreja de Barcelos / Divulgação
A comunidade está se mobilizando para a celebração dos 70 anos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Barcelos, São João da Barra. As festividades começam nesta terça-feira (28) com o início da trezena preparatória à celebração da Imaculada Conceição. Padre Francisco de Assis Soares Cravo terá homenagem no sábado (2) pela comemoração dos 22 anos de ordenação sacerdotal.
A programação se estende até o dia 8 de dezembro com missas, procissão e momento de homenagem à Nossa Senhora. Moradora em Barcelos, Nilcineia Caetano recorda as festas e sonha com a comunidade ser elevada à paróquia e destaca o trabalho realizado pelo Pe. Francisco de Assis Soares Cravo desde a criação da Quase Paróquia. Foram muitos os projetos já realizados, com o atendimento aos católicos nas pastorais e com o padre sempre presente.
Igreja de Barcelos
Igreja de Barcelos / Divulgação
— Temos muito a agradecer por termos na comunidade um padre que está sempre presente. Sua ação pastoral visa uma igreja de portas abertas e em saída, seguindo as orientações do Papa Francisco. E agora nos resta aguardar que nosso querido bispo, Dom Roberto Francisco possa elevar a nossa igreja à paróquia. E, neste momento, nos unimos ao nosso padre para celebrar seus 22 anos de sacerdócio. Parabéns Padre Francisco — disse.
Aos 80 anos, Auria Gomes recorda as festas desde a infância. Desde os 10 anos de idade, o sonho era ver a comunidade onde nasceu, ser paróquia. Relata a tradição da devoção na Imaculada, e comemora os 70 anos da igreja, um patrimônio religioso, que preserva o legado de homens e mulheres que ajudaram nesta construção.
— Felicitamos aos fiéis da Quase-Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Barcelos, pelo glorioso aniversário dos 70 anos. Apresenta certamente a caminhada pastoral e espiritual de uma comunidade viva, presente e atuante. Que nossa oração chegue aos que já se encontram na eternidade; os queridos pioneiros, fundadores e benfeitores. Uma bênção especial ao Padre Francisco de Assis Soares Cravo, muito digno Administrador Paroquial, conduzindo com empenho o seu rebanho para ser uma Igreja de portas abertas, comunicativa e missionária. Parabéns! Deus abençoe e ilumine a todos(as)! — disse o BispoDom Roberto Francisco.
Por sua vez, Auria Gomes disse ter “muita satisfação e alegria pela formação da quase paróquia e pelo projeto igreja de portas abertas, pois há uma interação entre as comunidades. Agradecemos a Deus e ao Pe. Francisco por todo esse trabalho na nossa comunidade”.
Preparativos
O Projeto Igreja de Portas Abertas foi o marco inicial no trabalho do Padre Francisco de Assis Soares Cravo desde que foi criada a Quase Paróquia N. S. da Conceição e é realizado com a Hora da Graça que acontece sempre nas comunidades no território da comunidade eclesial de Barcelos. Momentos de adoração ao Santíssimo e de integração. Louvor, pregação, comunhão, bênção e passeio do santíssimo.
Para Carlos Junior um momento que representa o congraçamento da fé partilhado entre todas as comunidades católicas, e que vem enriquecer a tradição da igreja católica nesses 70 anos de construção.
— A palavra que me vem à mente nos festejos deste ano é Gratidão. Gratidão a Deus, gratidão a Dona Nair Paes Rangel e a todos os pioneiros da construção da Igreja de N.S. da Conceição de Barcelos. Naquele tempo eu ainda não era nascido, mas certamente já estava nos planos de Deus para me tornar o Pastor, o Pároco desta Igreja. A festa é de todos nós, são 70 anos de devoção, fé e compromisso religioso — disse Pe. Francisco de Assis Cravo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS