Caravana: convênio pela agroecologia
27/11/2017 19:31 - Atualizado em 29/11/2017 15:47
Foi assinado um documento de formalização da parceria
Foi assinado um documento de formalização da parceria / Supcom - Campos
Em busca do desenvolvimento em todas as regiões do município, a “Caravana Campos para Além dos Royalties” teve a sua primeira parada nesta segunda-feira (27). No Solar Agroecológico, unidade de pesquisa da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), em Tócos, membros do governo municipal e de instituições parceiras trataram da produção de alimentos orgânicos e também da elaboração do plano municipal de agroecologia.
Durante o encontro, foi assinado um documento de formalização da parceria entre a Prefeitura de Campos e o Núcleo Agroecológico, formado por Uenf, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Pesagro).
— Formalizamos a participação da Prefeitura neste núcleo para visar ações de agroecologia no município, que começam nesta unidade de apoio e pesquisa. Temos convênios com a Emater, Uenf e Rural e, posteriormente, com a assinatura com a Pesagro e o Colégio Agrícola, teremos acordo com todas as instituições da agricultura. Sempre buscando o desenvolvimento do setor no município — disse o superintendente municipal de Planejamento, Marcel Cardoso.
A utilização da agroecologia — estudo da agricultura com uma perspectiva ecológica — é uma forma de aproximação com as pesquisas realizadas por instituições presentes no município. "É um contato muito importante, pois a região tem muitas possibilidades de desenvolvimento, sendo uma delas a agricultura. Em um primeiro momento, a ideia é ensinar as técnicas da agroecologia aos produtores", explica o professor e pesquisador da Uenf, Fábio Coelho.
Foi assinado um documento de formalização da parceria
Foi assinado um documento de formalização da parceria / Supcom - Campos
A primeira atividade contou com a presença do superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso; o superintendente de Pesca e Aquicultura, José Roberto Pessanha, e o adjunto da pasta, José Armando Barreto.
— Essa interação é muito importante para o desenvolvimento de toda a cidade. Valoriza o campo, o produtor, e conseguimos a evolução do setor — completa Nildo Cardoso.
Caravana - Além da agricultura e pecuária, o projeto ainda inclui ações em setores como pesca, aquicultura, economia criativa, economia verde, economia solidária e inovação, seguindo o Programa de Governo do Prefeito Rafael Diniz, no Plano de Metas da Gestão 2017/2020 e Plano Plurianual 2018/2021.
Ao todo, a “Caravana Campos para Além dos Royalties” terá 12 atividades em 10 localidades diferentes do município para lançamento de novos programas e o fortalecimento de programas já existentes e implementados por instituições representativas do setor produtivo e pela Academia. O objetivo também inclui geração de emprego, trabalho e receita, sem aumento de impostos.
Nesta terça-feira (28), a Caravana vai desembarcar em Santa Maria e Santo Eduardo. Pela manhã, às 10h, o Fundecam assina o primeiro termo da Agricultura Familiar em Santo Eduardo. O Fundo ainda vai levar o projeto Fundecam Empreendedor aos moradores do local. Em Santa Maria, às 14h, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agro Pecuária (Embrapa) apresenta o projeto Tomatec, que incentiva o cultivo sustentável, aos produtores da região. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS