Longe de Campos, mas sem perder as amizades em sua terra natal
- Atualizado em 02/08/2017 12:40
Maria Graça Kury França, embora distanciada fisicamente, já que morava há muitos anos longe de Campos, mantinha amizades aqui. Muitas delas contemporâneas de quando se elegeu Miss Automóvel Clube, Miss Campos e Miss Estado do Rio de Janeiro.
Chamada pelos amigos de Gracinha, Maria da Graça tinha beleza e medidas corporais para ganhar o Miss Brasil. Isto nos anos 1967, quando os concursos estavam no auge da popularidade, sendo transmitidos pela poderosa TV Tupi.
A vitória de Gracinha no Miss Campos ensejou que Severino Veloso de Carvalho Neto promovesse no Automóvel Clube Fluminense uma “avant-première” do Miss Universo, aproveitando a visita ao Brasil das concorrentes ao título, que seria disputado nos Estados Unidos. E foi realizada uma festa de gala no salão nobre do clube ouro-azul, com direito a desfile na noite seguinte no Ginásio Olavo Cardoso.
Gracinha desfilou entre as candidatas ao Miss Universo e roubou a acena —
como bem frisou o colunista Brummel (Hélvio Santafé), em A Notícia. Foi delirantemente aplaudida pelos conterrâneos quando surgiu na passarela projetada em forma de meia-lua. No cenário social, foi uma daquelas noites memoráveis.
Gracinha Kury foi sepultada ontem à tarde, no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro. Ela faleceu domingo, em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês. Estava internada ali há um mês.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Saulo Pessanha

    [email protected]