Sebrae/RJ inicia o Programa Cidades Empreendedoras em Campos
31/07/2017 19:11 - Atualizado em 02/08/2017 15:50
Reunião do comitê gestor
Reunião do comitê gestor / Divulgação
O Sebrae/RJ realizou nesta segunda-feira (31) a reunião inicial do comitê gestor do programa Cidades Empreendedoras em Campos. A cidade é uma das 11 participantes do estado, que realizou o Diagnóstico do Ambiente Empresarial da cidade e, desta forma, começará sua pontuação na ferramenta, elaborada em formato de game. Com o diagnóstico, o município deu o pontapé inicial para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial na cidade. Com quase 490 mil habitantes, o município conta hoje com cerca de 9 mil empresas de pequeno porte e quase 16 mil MEIs, que já equivalem a 64% dos negócios da cidade.
Representando a Prefeitura de Campos, Thiago Dias, subsecretário de Compras Governamentais, acredita que o programa Cidades Empreendedoras terá sucesso e apresentará, em breve, bons resultados para a população da cidade. “Estamos formando um grupo de trabalho que buscará o desenvolvimento do município. Vamos criar um ambiente favorável para que Campos passe a ser atrativo para os micro e pequenos empreendedores. Queremos aprimorar nossa gestão, a partir da parceria com o Sebrae/RJ, para que a população constate, ainda em 2017, o compromisso da gestão neste sentido”, ressaltou.
A consultora de políticas públicas do Sebrae/RJ no Norte Fluminense, Adriana Barreto, o sucesso do programa está diretamente ligado ao comprometimento do comitê gestor, formado por agentes e lideranças públicas. “Nosso objetivo é promover o engajamento da gestão e lideranças locais para a promoção de políticas públicas para os pequenos negócios. O papel do Sebrae/RJ é auxiliar os municípios neste sentido, para que seja possível contemplar esta parcela do empresariado, que já ocupa um papel expressivo do cenário empresarial de Campos. Pretendemos acompanhar o município não só até dezembro, mas continuar a parceria para os próximos anos”, disse.
Esta primeira fase do programa, iniciada nesta segunda-feira, será finalizada em dezembro. Estão previstas reuniões mensais de acompanhamento, consultorias e levantamento de evidências. Todos os integrantes do comitê gestor poderão acompanhar a participação do município no programa por meio da ferramenta de Gestão e Monitoramento, cujo acesso será disponibilizado pelo Sebrae/RJ. O programa será encerrado no final de 2018, quando o Sebrae/RJ fará o acompanhamento das ações implantadas pelo município.
O programa
O Cidades Empreendedoras é uma iniciativa inédita do Sebrae/RJ desenvolvida em 11 municípios do estado do Rio de Janeiro que vai engajar a gestão pública e lideranças locais, através de um game, para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial das regiões. O comitê gestor, formado por secretários municipais de governo, além de lideranças empresariais, representantes do legislativo local e equipe do Sebrae/RJ, se reunirá mensalmente para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas. Ao longo do ano, também serão realizadas quatro reuniões com cada prefeito, para que essas ações sejam acompanhadas e ajustadas passo a passo.
Em formato de um game, o programa será uma disputa entre os municípios que estarão competindo em tempo real. Ao final do programa, os municípios serão classificados por desempenho. Todos os resultados, assim como informações, painéis e relatórios estarão disponíveis em publicação futura, aberta ao público para consulta.
Os demais municípios que participam do programa são: Angra dos Reis, Araruama, Duque de Caxias, Volta Redonda, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis e Três Rios. Segundo pesquisa do “Data Sebrae”, essas regiões totalizam cerca de 230 mil empresas registradas no estado do Rio de Janeiro, ou seja, 22% da atividade empresarial fluminense.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS