Presos iniciam rebelião no centro de detenção em São Paulo
24/07/2017 13:54 - Atualizado em 03/08/2017 14:24
Rebelião no Cadeião de Pinheiros
Rebelião no Cadeião de Pinheiros / Reprodução de TV
Presos colocaram fogo em colchões no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, os detentos iniciaram uma rebelião no presídio onde ficam os detentos provisórios, ainda sem condenação, na capital paulista.
Imagens aéreas do GloboCop mostraram fogo na unidade. Nas imagens, é possível ver presos jogando colchões e camisetas no fogo, que atingiu dois pátios. Quatro equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas para lá.
O CDP fica ao lado da Marginal Pinheiros. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a pista local foi bloqueada por causa do incêndio.
Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária informou que "presos do Centro de Detenção provisória de Pinheiros I se envolveram em um ato de indisciplina, ateando fogo em colchões".
Policiais e integrantes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), compostos por agentes da SAP, foram acionados. Segundo a pasta, o grupo "entrou na unidade para restabelecer a ordem". "Não há reféns e por enquanto não há informações de feridos", completa o comunicado.
A PM informou que foi feito um cerco no local e não havia o registro de fugas.
O CDP Pinheiros I está superlotado. Dados do site da SAP indicam que a unidade abriga 1.383 detentos, enquanto sua capacidade é de 521. Ou seja, o CDP I opera 165,5% acima do normal.
Transferência
Em janeiro, o governo de São Paulo transferiu 70 detentos de facções rivais ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que lidera o comércio de drogas no estado. A medida teve como objetivo evitar possíveis conflitos, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
A determinação foi dada pelo titular da pasta, Lourival Gomes, e ocorreu após rebeliões no Amazonas e em Roraima deixarem diversos mortos. Os assassinatos ocorreram devido à disputa entre e o PCC e a facção rival carioca, Comando Vermelho (CV), pelo controle dos presídios e do tráfico de drogas no país.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS