Leite especial novamente em falta em Campos
Jane Ribeiro - Atualizado em 01/08/2017 18:19
Mãe diz que precisou improvisar alimentação do filho
Mãe diz que precisou improvisar alimentação do filho / Folha da Manhã
O leite especial destinado a crianças com Alergia à Proteína do Leite da Vaca (APLV) está em falta em Campos. Mães denunciaram que, mais uma vez, foram buscar o Neoforte e o Neocate Advance —fórmulas a base de aminoácidos — e os atendentes informaram que não há previsão de abastecimento. No mercado, cada lata dessas fórmulas alimentares custa, em média, R$ 190. O fornecimento, segundo as mães, está irregular desde o ano passado.
O problema é tão sério que foi criado nas redes sociais um Movimento Nacional Contra a Falta de Leite Especial. A fórmula substitui o leite na alimentação de crianças e o número de latas disponibilizadas para cada criança depende do grau da alergia, mas os bebês com menos de seis meses dependem, exclusivamente, do leite especial.
Maria Aparecida Cardoso tem uma filha de 2 anos, cuja intolerância alimentar foi diagnosticada quando ela tinha apenas três meses de vida. A menina precisa de, no mínimo, quatro latas do leite especial por mês e os pais não têm como arcar com o custo, que é muito alto.
— Como dispor de R$ 760 por mês só com o leite. Estou indo com frequência até o setor de Nutrição e a resposta é a mesma: “não tem leite”. Saio de lá desesperada, porque dependo do fornecimento da Prefeitura — disse a mãe.
Em abril deste ano, a secretaria municipal de Saúde solicitou que todos os beneficiários do Programa de Alergia Alimentar fizessem um recadastramento a fim de atualizar o levantamento e “estabelecer inovações no que diz respeito às especificações das fórmulas para melhor atender às diretrizes do programa”.
Em nota, o setor de Nutrição da secretaria de Saúde informou que as pessoas atendidas pelo Programa de Assistência Domiciliar (PAD) podem encontrar o Ensure na farmácia da secretaria de Saúde, localizada à rua Voluntários da Pátria, 875. O setor ressalta, ainda, que os fornecedores dos leites Neocate Advance e Neoforte informaram que estes seriam entregues ainda esta semana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS