Falta remédio para soropositivos
Matheus Berriel 02/06/2017 22:18 - Atualizado em 04/06/2017 12:59
Um leitor, que preferiu preservar sua identidade, fez contato com a reportagem, via WhatsApp da Folha da Manhã, para denunciar a falta de medicamentos na Farmácia Municipal de Campos. De acordo com ele, que é soropositivo, há mais de uma semana não é possível conseguir o medicamento “Biovir”, usado para o tratamento de infecção por HIV. O denunciante toma o medicamento por sete anos ininterruptos, mas teme que tenha que ficar sem nos próximos dias, a partir deste sábado, já que só tinha em casa unidades do remédio suficientes até essa sexta.
— Sempre deixo medicação para 15 dias em casa. Quando fui lá, no último dia 25, já estava faltando o remédio. Ou seja, tem muita gente que já deve estar sem tomar. Para quem está com a carga viral sob controle, se ficar sem tomar, a carga viral volta. É um processo de coisas negativas — disse o denunciante, que precisa fazer uso contínuo de dois comprimidos do medicamento por dia.
Após o dia 25, o leitor diz ter retornado outras vezes à Farmácia Municipal, todas sem êxito, sempre recebendo orientação para voltar no dia seguinte.
Em nota, a secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de DST/ AIDS, informou que o Biovir, além de outros quatro medicamentos para soropositivos, estão em falta não somente em Campos, mas em todo o estado do Rio de Janeiro. “O Biovir é adquirido, exclusivamente, pelo Ministério da Saúde. A Pasta informa ainda que vem fracionando o medicamento para atender ao máximo possível de cadastrados. A previsão, segundo o órgão federal, é de que a distribuição aos municípios seja normalizada a partir do dia 15 deste mês, onde terão prioridade os Estados que exigem uma demanda maior”, diz a nota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS