Limpeza no canal Coqueiros chega à Penha
02/06/2017 14:47 - Atualizado em 06/06/2017 15:03
Limpeza no canal de Coqueiros
Limpeza no canal de Coqueiros/Supcom
A limpeza no canal Coqueiros, a partir do ponto iniciado no bairro Jóquei Clube, chegou ao bairro da Penha e segue para a Baixada Campista, em direção ao Canal das Flechas. Já a dragagem no canal Cambaíba, interrompida há cerca de 15 dias para ceder a máquina para a desobstrução da barra no canal do Furado, deve ser retomada dentro de 30 dias, segundo a superintendência municipal de Agricultura e Pecuária.
— No canal Coqueiros nós continuamos com duas máquinas. A draga que iniciou a limpeza na altura do bairro Matadouro, onde começa o canal no rio Paraíba do Sul, passou pelo Parque Califórnia e já está trabalhando na altura do bairro Flamboyant. A outra, uma escavadeira, já limpou o trecho do Jóquei Clube e está agora no bairro da Penha — explicou o superintendente Nildo Cardoso.
Com extensão de 42 quilômetros até o ponto onde deságua no Canal das Flechas, o Coqueiros é um dos mais importantes canais que abastecem parte da Baixada Campista, sendo ligado a diversos outros canais secundários que levam água a centenas de produtores rurais. “Em pouco tempo, a draga que está no Flamboyant completa o trecho ainda sujo até o Jóquei. E quando a dragagem alcançar a área rural, o trabalho tende a andar mais rápido, porque não terá a movimentação urbana”, explicou Nildo.
No canal Cambaíba, que tem 16 quilômetros de extensão, foram dragados cerca de dois quilômetros antes da máquina ser deslocada para a desobstrução da Barra do Furado. Um trecho de cinco quilômetros já havia recebido dragagem recente. A limpeza dos dois canais começou no início de abril, após ser firmada parceria com a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), que cedeu as máquinas.
Todo material orgânico retirado dos canais na área urbana durante a limpeza, está sendo aproveitado em áreas de extração de argila na Baixada Campista, para recomposição do solo onde existem antigas “cavas de barro”, informou o superintendente. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS