Carla em Brasília por recurso para Atafona
05/06/2017 20:55 - Atualizado em 08/06/2017 12:33
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), acompanhada do vice Alexandre Rosa, cumpre agenda em Brasília, onde discutirá assuntos relacionados a benefícios para São João da Barra. Nesta segunda-feira, a prefeita encaminhou ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, cópia do projeto de proteção e restauração da praia de Atafona, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). O projeto não sai do papel desde 2015. No mesmo dia em que Carla foi a Brasília, o “Bar do Santana”, que tem sido atingido pelo mar desde a semana retrasada, precisou ser fechado.
O fenômeno do avanço do mar em Atafona, iniciado há várias décadas, vem tomando de forma gradativa a extensão territorial da praia. Na semana retrasada, o mar de Atafona voltou a ter um avanço por conta de períodos de ressaca na região e chegou a atingir o “Bar do Santana”, local que por muitos anos também foi conhecido como “Bar do Almir Largado”. A solução para o problema do avanço marítimo, de acordo com a prefeita, passa pelo projeto da o INPH, porém o custo da obra, podendo chegar a R$ 180 milhões, inviabiliza sua execução por parte da prefeitura.
– Sei que a contenção do mar é um desejo de moradores, de frequentadores de Atafona e de todos nós. Reconheço que um recurso desse porte não está ao alcance do poder público municipal. A saída, portanto, é buscar apoio junto à esfera federal, única instância de governo que tem a capacidade financeira para executar essa obra – disse a prefeita.
Carla afirma que irá recorrer os deputados do Estado do Rio de Janeiro na busca de recursos para que o projeto saia do papel. “Esperamos conseguir essa verba. Sei que essa não é uma questão de responsabilidade da prefeitura, mas nos preocupa o que pode vir a acontecer com Atafona e nos entristece tudo o que já presenciamos nesses mais de 50 anos de destruição”, finalizou.
Fechou – Nesta segunda-feira, o chão do “Bar do Santana” já havia cedido, o mar foi cavando a construção e deixou à mostra a sapata de fundação. Pela manhã, com a ajuda de amigos, o dono do estabelecimento José Santana chegou a retirar tudo do seu bar. O assunto chegou a ser divulgado no blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado na Folha 1. (A.N.) (M.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS