Agricultores de SJB participam de "Feira no Porto"
02/06/2017 18:28 - Atualizado em 08/06/2017 12:33
Feira do Porto em SJB
Feira do Porto em SJB/Divulgação
Produtores da agricultura familiar da Vila da Terra, em São João da Barra, participam de uma feira no Porto do Açu. A ação é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, com a Prumo Logística, empresa que desenvolve e opera o Porto do Açu.
A “Feira no Porto” vai acontecer sempre às quartas-feiras, na área de vivência dos colaboradores do Porto do Açu, no período da tarde. Em seu primeiro dia, a ação contou com a participação de oito agricultores, que puderam comercializar de forma direta seus produtos para os trabalhadores do empreendimento.
O secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, acredita no sucesso da iniciativa, que vai garantir mais uma alternativa de renda para essas famílias. “Nós já temos quatro pontos de feira diferentes e, com essa parceria, nossos agricultores ganham mais um espaço para vender seus produtos, desta vez com um público diferenciado, aumentando ainda mais sua receita”, destacou.
Os produtos à venda são todos da estação e colhidos no mesmo dia da feira. Frutas, verduras, hortaliças, ovos caipira, bolos, doces e temperos podem ser encontrados. Para o agricultor Manoel Toledo, a “Feira no Porto” é mais uma oportunidade de comercialização de forma direta. “As feiras nos possibilitam o contato direto com o consumidor, vendendo sem o atravessador. Com isso podemos oferecer um preço melhor e também ganhar um pouco mais no preço final. Assim fica bom para todo mundo”, pontuou.
O gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Prumo Logística, Caio Cunha, destacou que o projeto “Feira no Porto” visa fortalecer a integração entre o empreendimento e a comunidade do seu entorno. “Avaliando o resultado das vendas realizadas no primeiro dia de Feira, foi muito satisfatório tanto na questão de geração de renda, que foi em média R$200 reais por agricultor, como para a elevação de sua autoestima. Eles ganharam ânimo para produzirem, pois possuem perspectiva de comercialização e desejam diversificar ainda a produção. Tudo isso está aguçando o empreendedorismo no campo, promovendo assim a agricultura de São João da Barra”, explicou.
As outras edições da feira do produtor acontecem em São João da Barra aos sábados, em frente à Prefeitura, e no domingo no Galpão do Produtor, na BR 356, entre Atafona e São João da Barra, das 6h às 13h. Em Campos, as feiras são realizadas às terças e sextas-feiras, na avenida 28 de Março, no Bairro Turf Club, e nos fundos da rodoviária Roberto Silveira. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS