Palestra e exposição no Arquivo Público Municipal
Jhonattan Reis 04/06/2017 11:58 - Atualizado em 06/06/2017 14:55
Centro de Campos
Centro de Campos/Arquivo
A programação de aniversário do Arquivo Público Municipal (APM) Waldir Pinto de Carvalho, que completou 16 anos no mês passado, continua. Nesta terça-feira (6), será aberta uma exposição sobre as obras de melhoramento e embelezamento da cidade, e haverá palestra com o artista plástico e publicitário Genilson Soares em relação aos melhoramentos ocorridos em Campos em 1916. O prédio histórico que abriga o APM, o Solar do Colégio, fica localizado em Tócos, na Baixada Campista. A abertura da mostra, que fica no Arquivo até o dia 31 de julho, e a palestra estão marcadas para as 15h. A entrada é franca.
Genilson Soares explicou que as atrações de terça fazem parte da 1ª Semana Nacional de Arquivos, que acontece entre esta segunda-feira (5) e sábado (10).
— Isso é muito relevante para Campos, marcando a participação do APM Waldir Pinto de Carvalho nesta Semana Nacional de Arquivos, que é promovida pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa. É para a gente pontuar, em nível nacional, que nossa cidade tem um Arquivo Público vivo, atuante.
/
O palestrante também falou sobre a importância das duas atrações.
— Esta exposição já esteve no Museu Histórico, no final do ano passado, e em Farol de São Thomé, no começo deste ano, e é importante haver esta mostra novamente para a população ter um conhecimento maior sobre a cidade. Com a palestra, o público pode entender melhor sobre como o ano de 1916 foi relevante para o desenvolvimento de Campos. Foram muitas melhorias nesta época, tanto na parte estética como em outras questões, a exemplo de inauguração de bonde elétrico e uma série de melhorias, como na captação e tratamento de água e esgoto.
O diretor do Arquivo, Carlos Freitas, explicou que, na exposição, o público pode conferir fotos, documentos, e peças comemorativas ligadas às obras de melhoramento e embelezamento da cidade.
— Além disso, tem a palestra com o Genilson Soares, que tem excelentes pesquisas — relatou.
Freitas contou, ainda, que há grande comparecimento do público nas atrações da programação de aniversário do APM.
— A gente tem tido uma boa frequência das pessoas, sendo que a programação está muito bem divulgada. Inclusive, todas as vagas para os cursos que oferecemos na primeira semana de programação (paleografia e restauração) foram preenchidas cerca de cinco horas após o início do processo. Porém, realizaremos outra edição dos cursos este ano, ainda sem data definida.
Programação - A programação de aniversário do Arquivo Público começou no dia 8 do mês passado e já contou com várias atrações — oficina de conservação e noções de restauração; curso de paleografia; palestra “A importância das fontes documentais para a pesquisa”, com Carlos Freitas; palestra “A importância do açúcar na formação do Norte Fluminense”, com o doutor em história social Aristides Soffiati; abertura da exposição temporária “Memória do Açúcar”, que fica no APM até o final deste mês; e missa especial celebrada na capela.
O calendário de eventos do Arquivo continua com no dia 8 de julho, com abertura da exposição “Gente que é nome de Arquivo: Waldir Pinto de Carvalho”. No mesmo dia, será realizado debate mediado pelo professor Carlos Eugênio Soares, além de apresentação teatral da Fundação cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) em homenagem ao escritor campista Waldir Pinto de Carvalho, que dá nome ao APM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS