Retotalização de votos com Bacellar
Suzy Monteiro 20/04/2017 09:35 - Atualizado em 20/04/2017 14:13
A retotalização dos votos em Campos para inclusão dos 2.685 destinados ao ex- presidente da Câmara Marcos Bacellar (PDT), acontece nesta quinta-feira (20), às 15 horas, no cartório da 76ª Zona Eleitoral. Com isso, Bacellar voltará a ocupar uma cadeira no Legislativo nos próximos dias. Ele obteve liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinando sua posse imediata.
A retotalização será conduzida pelo juiz responsável pela diplomação, Heitor Campinho. Bacellar teve registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em ação proposta pelo ex-subsecretário municipal de Governo, Thiago Godoy. Em fevereiro, já no TSE, Lóssio indeferiu recurso de Godoy e determinou a volta do processo para Campos.
Contra a decisão de segunda instância, a defesa alegou que o juízo de primeiro grau, sem examinar a extemporânea documentação apresentada pelo recorrido, deferiu seu pedido de registro para o cargo de vereador no pleito de 2016, mas o TRE/RJ, entendendo estar a causa madura para julgamento, examinou os referidos documentos e indeferiu o registro.
No TSE, ao deferir a liminar, a ministra Luciana Lóssio ressaltou que o recurso especial foi parcialmente provido, tendo sido anulado o acórdão regional e determinado o retorno dos autos ao juízo de primeiro grau. Disse também: “Não é possível, em nome da celeridade processual exigida pelo Direito Eleitoral, ferir direitos individuais consagrados pela Constituição Federal”.
Anteriormente, Bacellar disse estar cheio de disposição para voltar aos trabalhos do Legislativo.
— Vamos ajudar a população, cumprir nosso papel de vereador que é legislar e fiscalizar — afirmou.
Eletricitário, Bacellar foi eleito presidente do Sindicato dos Eletricitários Norte e Noroeste Fluminense (Stieennf), cumprindo seis mandatos consecutivos, concluindo sua participação na presidência em dezembro de 2006, após 22 anos. Foi eleito vereador em 2004 com 4452 votos e presidente da Câmara no biênio 2007/2008. Em seu 2° mandato, foi reeleito em 2008 com 9549 votos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS