Eleitores passam por cadastro biométrico
Arnaldo Neto 24/03/2017 23:51 - Atualizado em 27/03/2017 18:11
Divulgação
Cadastro biométrico/Divulgação
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deu início nesta sexta-feira (24) ao cadastramento biométrico de mais nove municípios do Rio de Janeiro. Na região, o procedimento foi iniciado em Carapebus, Casimiro de Abreu e Carapebus. No mês que vem, será a vez de São João da Barra, cidade na qual o juiz eleitoral determinou um recadastramento de todo eleitorado. Além dos municípios da região, iniciaram o cadastramento nesta sexta Resende, Itatiaia, Rio Bonito, Bom Jardim, São Pedro D’Aldeia e Japeri. Até o momento, mais de 900 mil eleitores já realizaram a biometria no estado do Rio de Janeiro.
Para ser atendido, o eleitor deve agendar o comparecimento ao cartório eleitoral pelo site do TRE (www.tre-rj.jus.br/agendamento) ou pelo telefone (21) 3436-9000. O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou mesmo que utilize um documento falso de identidade para tirar o título, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas. Quando comparecer ao cartório eleitoral, o eleitor terá os seguintes dados coletados: assinatura, fotografia e impressões digitais.
 
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, afirmou neste mês que todos os eleitores do país devem estar cadastrados no sistema biométrico até o ano de 2020. Segundo o ministro, para o pleito do próximo ano, pelo menos 80 milhões de pessoas em todo Brasil estarão aptas a votar com registro pelo novo sistema.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS