FHC: lista fechada cheira a impunidade
22/03/2017 21:17 - Atualizado em 24/03/2017 12:59
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que é contra ao voto em lista fechada, que vem ganhando força entre os parlamentares como modelo eleitoral a ser adotado no pleito do ano que vem. O ex-presidente disse, em vídeo publicado nesta quarta-feira em sua página na rede social, que “não dá para aprovar nada que tenha cheiro de impunidade”.
Na lista fechada, os eleitores votam no partido em vez de escolherem candidatos avulsos, e os votos são depois distribuídos de acordo com uma ordem de candidatos previamente definida pela legenda. Como o modelo só ganhou força com a possibilidade de abertura de novos inquéritos na Lava Jato, há quem defenda que a proposta tem como objetivo facilitar a reeleição dos parlamentares, muitos desgastados pelas investigações, evitando assim a perda da prerrogativa de foro.
FHC acredita que esse não é o momento para mudanças. Segundo ele, o viável é dar continuidade ao projeto que está na Câmara, com lei que, de acordo com o ex-presidente já estão aprovadas, como a que proíbe coligação nas eleições de deputados e de vereadores.
Para Fernando Henrique, “todos os partidos vão muito mal das pernas”. O ex-presidente, que havia relativizado o caixa 2, declarou agora que “caixa 2 também é crime”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS