Chequinho: outro réu não vai a julgamento
Arnaldo Neto 22/03/2017 17:03 - Atualizado em 23/03/2017 13:26
Michelle Richa
Audiência realizada no tribunal do júri / Michelle Richa
Na sequência das audiências de instrução e julgamento dos acusados de usar o Cheque Cidadão como moeda de troca por votos, mais um réu não compareceu. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que de Binho de Conselheiro (PRTB), candidato a vereador no último pleito pela Frente Popular Progressista, teve julgamento realizado nessa terça-feira. A próxima audiência, nesta quinta-feira, tem como réus a ex-prefeita Rosinha Garotinho (PR), Dr. Chicão (PR), Mauro Silva (PSDB), Gisele Koch (ex-coordenadora do Cheque Cidadão) e Ana Alice Alvarenga (ex-secretária de Desenvolvimento Humano e Social). Esta é a Aije principal do que o Ministério Público Eleitoral (MPE) classificou como “escandaloso esquema”.
Binho não tem chance de chegar à Câmara, ao menos com o atual quociente eleitoral. Ele obteve 501 votos no último pleito. Segundo planilha divulgada no ano passado pelo jornal Extra, creditando a informação à Polícia Federal, o então candidato teve “direito” uma cota de 150 cheques.
Até o momento foram realizadas 15 audiências. De todos os réus, o vereador Vinicius Madureira (PRP) foi o único a comparecer ao julgamento. Ele e os outros dez eleitos acusados de participação no caso — Cecília Ribeiro Gomes (PT do B), Jorge Magal (PSD), Jorge Rangel (PTB), Linda Mara (PTC), Kellinho (PR), Miguelito (PSL), Ozéias (PSDB), Roberto Pinto (PTC), Thiago Ferrugem (PR) e Thiago Virgílio (PTC) — foram julgados no ano passado. Todos foram condenados em primeira instância e já apresentaram recursos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Por decisão do juízo local, eles tiveram os votos anulados, mandatos cassados, além de ficarem inelegíveis por oito anos.
Seis dos eleitos não foram diplomados por responderem, também, a ação penal: Rangel, Linda Mara, Kellinho, Miguelito, Ozéias e Virgílio. Dos suplentes que assumiram essas cadeiras, dois também são réus no “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos. Geraldinho de Santa Cruz (PSDB) e Carlinhos Canaã (PTC) já tiveram as audiências realizadas, neste mês, e aguardam sentença.
Como Binho, outro suplente sem chance de chegar à Câmara, Pepeu de Baixa Grande (PSD) já foi divulgado. Não há previsão para divulgação das novas sentenças.
Rosinha — Ex-prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, como os outros réus nas Aijes, não é obrigada a comparecer à audiência. As testemunhas do caso serão ouvidas nesta quinta, no fórum de Campos, a partir das 9h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS