Mídia antecipa consequência da delação?
Arnaldo Neto e Aluysio Abreu Barbosa 15/03/2017 11:45 - Atualizado em 17/03/2017 16:26
Conteúdo da delação pode abalar a politica do Rio
Os impactos da delação premiada do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio de Janeiro Jonas Lopes de Carvalho no meio político do Rio de Janeiro voltou à pauta da imprensa. No blog assinado por Lauro Jardim no site do jornal O Globo, o jornalista Guilherme Amado publicou uma nota nessa terça-feira (14) sobre os possíveis próximos acontecimentos, antecipando que a Polícia Federal pode ser acionada para entrar em ação a qualquer momento, movimentando ainda mais os bastidores da política fluminense. No último domingo, na nota “Algemas a postos”, o jornalista Elio Gaspari afirmou que os ex-governadores Anthony Garotinho (PR) e Sérgio Cabral (PMDB) teriam que se preocupar com a colaboração de Jonas, que já teria sido homologada. Agora, Amado conta que Félix Fischer, relator da Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), já desmembrou a delação:
— Ou seja: as demais instâncias da Justiça já estão com tudo pronto para, a qualquer momento, autorizar a Polícia Federal a amanhecer na porta de alguns citados.
Também teria firmado colaboração premiada o advogado Jonas Lopes de Carvalho Neto, filho do ex-presidente do TCE. Em dezembro, eles chegaram a ser conduzidos coercitivamente para prestar depoimento à Polícia Federal na deflagração da operação Descontrole, resultado de investigação da força-tarefa da Lava Jato no Rio. À época, também foram feitas buscas no escritório de advocacia Lopes de Carvalho & Pessanha, além da condução de Jorge Luiz Mendes Pereira da Silva, o Doda, apontado como operador de Lopes.
No mesmo dia que Elio Gaspari afirmou que dois ex-governadores do Rio, bem como o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani (PMDB) teriam com o que se preocupar a partir da delação de Jonas, Garotinho publicou uma nota em seu blog afirmando que “quem não deve, não teme”.
Jonas Lopes de Carvalho Junior se tornou Conselheiro do TCE após indicação do então governador Garotinho, em 2000. Ele é advogado formado pela Faculdade de Direito de Campos e filho do criminalista Jonas Lopes de Carvalho. Joninha, como é chamado pelos amigos, já foi Procurador-geral da Prefeitura de Campos. Jonas foi presidente do TCE entre 2011 e 2016, período das obras de preparação para a Copa do Mundo e Olimpíadas, além de conduzir os processos de fiscalização das contas das prefeituras de todo o estado (exceto a capital). O filho dele, Jonas Lopes de Carvalho Neto, consta como advogado de Garotinho em diversas ações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS