Julgamento sem Carlinhos Canaã
Arnaldo Neto 14/03/2017 22:15 - Atualizado em 16/03/2017 13:06
Audiência Chequinho
Mais um acusado de envolvimento no “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos foi julgado nessa terça: Carlinhos Canaã (PTC). Como os demais já julgados, com exceção de Vinícius Madureira (PRP), o vereador não compareceu. Com uma cadeira na atual legislatura, ele nega qualquer participação em irregularidades. Na próxima sexta-feira acontece o julgamento do candidato não eleito Pepeu de Baixa Grande (PSD).
Inicialmente nessa terça-feira seria julgado Léo do Morro do Coco (PRP), candidato a vereador, não eleito, no último pleito. Porém, a data foi invertida com a de Carlinhos, uma vez que ele exerce mandato na Câmara por ser suplente de Thiago Virgílio (PTC), que foi eleito, mas não diplomado por decisão da Justiça. Além de responder na esfera eleitoral, na qual já foi condenado, Thiago também responde a ação penal.
Até o momento, foram condenados os 11 eleitos acusados de usar o Cheque Cidadão como moeda de trocas por votos — Cecília Ribeiro Gomes (PT do B), Jorge Magal (PSD), Jorge Rangel (PTB), Linda Mara (PTC), Kellinho (PR), Miguelito (PSL), Ozéias (PSDB), Roberto Pinto (PTC), Thiago Ferrugem (PR), Virgílio e Madureira. Por decisão do juízo local, eles tiveram os votos anulados, mandatos cassados, além de ficarem inelegíveis por oito anos. Todos já apresentaram recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Seis dos eleitos não foram diplomados por responderem, também, a ação Penal: Rangel, Linda Mara, Kellinho, Miguelito, Ozéias e Virgílio. Os outros recorrerem no cargo.
Na última sexta, foi realizada a audiência de Geraldinho de Santa Cruz (PSDB). Ele herdou uma cadeira com a não diplomação de Ozéias.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) principal, que tem como réus a ex-prefeita Rosinha Garotinho (PR), a ex-coordenadora do Cheque Cidadão Gisele Koch, a ex-secretária de Desenvolvimento Humano e Social Ana Alice Ribeiro, Dr. Chicão (PR) e Mauro Silva (PSDB), tem audiência marcada para a próxima semana, no dia 24. A sequência de audiências com candidatos não eleitos só termina no dia 30 de junho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS