Mais de U$ 1 milhão em diamantes
10/03/2017 22:37 - Atualizado em 11/03/2017 11:16
Cabral
O ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) comprou US$ 1.054.989,90 — cerca de R$ 3,3 milhões — em diamantes apenas dois meses antes de ser preso pela Operação Calicute, desdobramento da Lava-Jato. A transação aconteceu dia 13 de setembro de 2016 e a prisão de Cabral e outros integrantes da organização criminosa ocorreu em 17 de novembro. A investigação não encontrou dinheiro na conta bancária usada para a compra (identificada como Clawson, no banco BSI, nas Bahamas), em um indício de que ela foi esvaziada.
A investigação aponta que esta conta foi aberta entre 2007 e 2008, quando Cabral era governador. De acordo com os doleiros Renato e Marcelo Chebar, responsáveis pela engenharia financeira, os diamantes estão dentro de um cofre em uma empresa especializada em guardar valores, localizada na zona franca do Aeroporto de Genebra, na Suíça. Os irmãos Chebar, que estão em Portugal, tornaram-se delatores e revelaram detalhes do funcionamento internacional do esquema de corrupção comandado por Cabral.
Esta compra de diamantes é um dos 30 crimes de lavagem de dinheiro imputados ao ex-governador na mais recente denúncia do Ministério Público Federal (MPF), aceita anteontem pela Justiça. Cabral, o ex-secretário de Governo Wilson Carlos e o operador Carlos Miranda, considerados sócios do ex-governador no esquema, também viraram réus por corrupção passiva e evasão de divisas.
(S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS