Seis aparelhos começam a funcionar
31/03/2017 11:32 - Atualizado em 01/04/2017 13:30
Supcom
Aparelhos de ar condicionado doados pela FCJO para HGG / Supcom
Alvo de diversas denúncias sobre a falta de aparelhos de ar condicionado, o Hospital Geral de Guarus (HGG) começou a receber equipamentos doados pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A ação foi antecipada pela coluna Ponto Final publicada na edição do último dia 17 de março. De acordo com a direção da unidade, o problema se arrastava há seis anos. Dos dez aparelhos que chegaram ao HGG, seis já estão funcionando, inclusive no centro cirúrgico.
Do total de equipamentos, quatro estavam na Biblioteca de Campos, quatro na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e dois na antiga Fundação Zumbi dos Palmares. Segundo a diretora do hospital, Raquel Arlinda, nos últimos seis anos, diversas solicitações foram realizadas no intuito de sanar os problemas de climatização da unidade, mas a antiga gestão não se pronunciava diante da questão.
— A climatização do HGG está em andamento graças às parcerias entre os setores do governo. Estamos há três anos sem contrato de manutenção e alguns setores do hospital já estão sem climatização há seis anos, como, por exemplo, a sala de raios-X. Recebemos a doação de dez aparelhos de ar condicionado da FCJOL, desse total, seis já estão em funcionamento. Os outros quatro se encontram em manutenção para serem instalados em breve. O HGG foi construído para ter um ar condicionado central, quando este parou, os demais também foram parando de funcionar. Em dias muito quentes, algumas pessoas passam mal só de andar pelo corredor do hospital. Além das questões estruturais que precisam ser resolvidas, essa questão da climatização gera um grande transtorno para os pacientes, acompanhantes e funcionários – explicou a diretora,
A equipe de reportagem entrou em contato com o ex-secretário de Saúde de Campos, Dr. Chicão, que esteve à frente do órgão entre junho de 2013 e novembro de 2015. Ele informou que o assunto deveria ser tratado com o ex-presidente Fundação Municipal de Saúde e também ex-secretário, Geraldo Venâncio, que não retornou as ligações. (M.P.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS