Autismo é tema de encontro interdisciplinar na Uenf
30/03/2017 20:21 - Atualizado em 30/03/2017 20:21
Rodrigo Silveira
Uenf / Rodrigo Silveira
O I Encontro Interdisciplinar sobre o Autismo foi realizado, na noite desta quinta-feira, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Promovido pelo Núcleo de Acessibilidade Pedagógica da Uenf (NAP), em parceria com a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA), o evento abordou vários assuntos relacionados ao tema central.
A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da universidade, Luís Passoni, e do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Olney Motta.
A primeira palestra do Encontro foi feita pelo médico Leonardo Muniz, que falou sobre “Diagnóstico Precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Outro assunto abordado foi “O luto da família pós diagnóstico do TEA”, em palestra ministrada pela coordenadora do Centro de Atenção Psico-Social (Caps) Dr. João Castelo Branco, Gianne Siqueira.
Também foram abordados os seguintes assuntos: “O papel nutricional no diagnóstico do TEA”; “Avanços na compreensão do funcionamento cerebral de crianças com TEA e a importância do estímulo à neuroplasticidade”; “Estimulação da coordenação motora fina de autistas utilizando tecnologia da informação e comunicação”; Interfaces da comunicação no autismo”; e “A Lei 13.146/2015 e a inclusão de crianças com TEA na escola regular”.
O Dia Mundial de Conscientização é comemorado no dia 2 de abril. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS