Vigilância em Saúde anuncia nova estratégia de vacinação contra a febre amarela
29/03/2017 19:47 - Atualizado em 29/03/2017 19:47
Supcom Campos
Vacina contra a febre amarela / Supcom Campos
A Vigilância em Saúde de Campos vai modificar a estratégia de vacinação contra a febre amarela. O objetivo é descentralizar os postos de imunização para as salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e alcançar aquelas pessoas que ainda não conseguiram se vacinar. Até terça-feira (28), o município aplicou 173.651 mil doses da vacina.
Segundo a Vigilância, a expectativa é de que até o próximo final de semana metade do público alvo, que gira em torno de 200 mil pessoas, esteja imunizada. Sendo assim, não há mais necessidade de os postos funcionarem nos finais de semana. Portanto, as vacinações em cinco postos (Vila Olímpica do Parque Esplanada, Fundação Municipal de Esportes, Vila Olímpica de Travessão, Vila Olímpica do Parque Guarus e Ginásio do CCH na Uenf) acontecerão somente até este sábado (1º).
UBSs — A partir de segunda-feira (3), o trabalho de imunização será distribuído para 24 salas de vacinas das UBSs dos seguintes locais: Parque Aldeia, Baleeira, Conselheiro Josino, Parque Eldorado, Dr. Félix Miranda (em Guarus), IPS, Dr. Jamil Abdu (na Pecuária), Parque Novo Mundo, Parque Prazeres, Parque Aurora, Santa Helena, São Sebastião, Santo Amaro, Saturnino Braga, Parque Santa Rosa, Parque Santos Dumont, Poço Gordo, Terra Prometida, Tocos, Venda Nova, Vila Nova, Custodópolis, Farol de São Tomé e Morro do Coco.
Senhas — A diretora de Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira, explica que serão distribuídas 200 senhas nos seguintes locais: Parque Aldeia, Baleeira, Eldorado, Félix Miranda, Novo Mundo, Parque Prazeres, Santa Helena, Saturnino Braga, Santa Rosa, Terra Prometida, Tocos e Custodópolis. Já em Conselheiro Josino, IPS, Jamil Abdu, Parque Aurora, São Sebastião, Santo Amaro, Santos Dumont (Guarus), Poço Gordo, Venda Nova, Vila Nova, Farol e Morro do Coco serão 100 senhas, sempre a partir das 8h.
— Essa diferença de quantidade de senhas foi definida com base na quantidade populacional dos locais. Então, onde tem mais pessoas, inicialmente será distribuído um número a mais de senhas — explicou Andréya, ressaltando que todos os profissionais que atuam nas salas de vacina passaram por capacitação.
Além das 24 salas de vacina, a Vigilância em Saúde manterá a vacinação na sede da secretaria municipal de Saúde, UBS da Penha, UBS Alair Ferreira, Centro de Saúde de Guarus, Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) I e II e Unidade Pré-Hospitalar de Travessão, em um total de 31 locais de vacinação.
Nas localidades — Ainda de acordo com a nova estratégia, equipes da Vigilância em Saúde também visitarão salas de vacina de algumas localidades para imunizar a população. Nos dias 3 e 4 de abril, o trabalho será feito nas UBSs do Carvão, Guandu e Ribeiro do Amaro. Nos dias 5 e 6, a imunização será feita nas UBSs de Murundu e Mata da Cruz. Nos dias 10 e 11 de abril, a ação acontece nas UBSs de Ponta Grossa e Palmares. Nos dias 12 e 13, a vacinação será feita nas UBSs de Santa Cruz e Sapucaia. O trabalho acontece das 8h às 16h.
Andréya Moreira destaca o empenho da população em procurar pela vacina, como forma de prevenção, e que tem sido fundamental para que o trabalho seja realizado com sucesso.
— Gostaria de agradecer à população campista que tem procurado as unidades para tomar a vacina e que tem entendido que não há motivo para pânico. Campos não tem nenhum caso suspeito ou confirmado de febre amarela. Apenas a morte de um primata foi confirmada pela doença, mas estamos com o trabalho de imunização efetivo desde janeiro — comentou, ao acrescentar que “a parceria com o Governo do Estado, que tem fornecido as doses da vacina, também tem sido primordial para o sucesso da ação”.
As pessoas que ainda não se vacinaram devem comparecer aos locais munidos de carteira de identidade, comprovante de residência e cartão de vacinação, principalmente os menores de idade. A vacina é destinada a pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do ministério da Saúde, que são: não possuir doenças como câncer, HIV positivo; não ser alérgico a proteína do ovo e a gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante e não estar amamentando. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS