Arquivo Público Municipal e Codemca assinam convênio de cooperação técnica
28/03/2017 19:59 - Atualizado em 28/03/2017 20:03
Supcom Campos
Arquivo Público Municipal de Campos / Supcom Campos
Acontece nesta quarta-feira (29), às 10h, na sede da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre a Codemca e o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, que prevê a transferência, guarda e tratamento técnico do acervo histórico dos livros de registro dos cemitérios públicos de Campos. Os livros passarão por criteriosa catalogação e diagnóstico de seu estado físico, visando à identificação de danos e os procedimentos necessários para a sua conservação e restauração.
O acervo será disponibilizado para pesquisa no próprio Arquivo. O recorte temporal do acervo tem início na década de 1920 e constitui uma importante ferramenta de pesquisa para historiadores e estudiosos das áreas de humanidades.
Inicialmente será realizado um tratamento técnico, para então o acervo ser digitalizado, facilitando o acesso aos pesquisadores e contribuindo para a preservação dos originais. Uma versão digital destes livros ficará com a Codemca, o que dará agilidade e facilidade de acesso aos consulentes e funcionários que precisarem acessar os livros para fins comprobatórios.
O Arquivo possui como missão a gestão documental, e, por meio deste convênio com a Codemca, as instituições junto ao Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) pretendem elaborar uma base de dados integrada, que otimizará a organização e facilitará o acesso aos mais variados tipos de documentos produzidos pela municipalidade, cumprindo o que determina a Lei 12.527 de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação.
Para mais informações sobre o acervo os pesquisadores podem ligar para o Arquivo pelo telefone (22)2733-9999 ou pelo e-mail [email protected], e ainda entrar em contato com a Codemca pelo telefone (22)99826-4893. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS