Cinco macacos encontrados mortos em Laje do Muriaé
Marcus Pinheiro 28/03/2017 12:20 - Atualizado em 30/03/2017 13:12
Divulgação
Mais cinco macacos foram encontrados mortos / Divulgação
Cinco macacos foram encontrados mortos na zona rural de Laje do Muriaé, no Noroeste Fluminense. O município fica na divisa com o estado de Minas Gerais, onde o surto da doença já matou 123 pessoas, segundo último boletim da secretaria estadual de Saúde. O caso aconteceu na última segunda-feira, mas foi divulgado nesta terça-feira. De acordo com a superintendência de Epidemiologia de Laje do Muriaé, existe a suspeita de febre amarela e, por isso, os animais foram enviados para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Até esta terça, a secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que os únicos primatas mortos com confirmação de febre amarela foram encontrados na localidade de Rio Preto, em Campos, e em São Sebastião do Alto, na Região Serrana, no início de março. No último final de semana, mais dois animais foram achados sem vida em São Sebastião, um deles em um campo de futebol na área urbana. Eles também foram encaminhados para análise. A cidade fica nas imediações do Parque Estadual do Desengano e faz divisa com São Fidélis e Itaocara.
Na última segunda-feira foi confirmado o sexto caso em humano no estado e o primeiro fora de Casimiro de Abreu, onde o pedreiro Watila Santos morreu em decorrência da doença. Um jovem de 23 anos foi internado com suspeita de febre amarela no dia 16 de março, em São Fidélis, e recebeu alta médica na última sexta-feira. No entanto, o resultado do exame saiu apenas nesta semana. Segundo a Prefeitura de São Fidélis, o paciente teria acampado em Santa Maria Madalena, próximo ao Parque do Desengano.
De acordo com a secretaria de Saúde de Laje do Muriaé, o local onde os primatas foram encontrados fica próximo ao perímetro urbano e de uma chácara que se estende até Minas Gerais. O órgão reiterou que não há motivos para alarde, já que 80% da população do município foi imunizada.
Também nesta terça foi confirmada a primeira morte de uma pessoa por febre amarela silvestre na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. O caso aconteceu em Cariacica. Assim como Minas Gerais, o estado passa por um surto da doença no interior. Segundo a secretaria estadual, 40 pessoas já morreram por causa da doença no estado vizinho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS